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Diretrizes para Autores

Instruções para submissão de artigo científico, comunicação e revisão de literatura

1 Submissãos Online
A submisão artigo científico, comunicação e revisão de literatura será realizada através da Plataforma do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER - Portal da UFMG no endereço eletrônico: https://seer.ufmg.br/index.php/ccaufmg
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O artigo cientifico deverá ser classificado em uma das áreas temáticas:

- Ciências Ambientais
- Ciência e tecnologia de alimentos
- Ciências Florestais
- Desenvolvimento e extensão rural
- Engenharia agrícola
- Produção animal
- Produção Vegetal
- Saúde animal
A classificação poderá ser modificada a critério do Comitê Editorial.

2 Documentos iniciais
O autor principal deverá anexar toda a documentação através da Plataforma SEER do Caderno de Ciências Agrárias:
•     arquivo original com texto  no formato Word 97-2003, sem o nome do(s) autor(es);
•    arquivo original com texto no formato PDF, com o nome  e identificação do(s) autor(es) de acordo com o item 6.2, abaixo;
•    arquivo com ilustrações, caso houver, conforme item 11.2, abaixo;
•    comprovante de pagamento de taxa de envio de trabalho.

3 Taxa de submissão e de publicação
 O envio do trabalho para avaliação deverá ser acompanhado de taxa de submissão realizado via GRU, conforme instruções disponibilizadas para pagamento.


Após a aprovação do trabalho, deverá ser realizado o pagamento da taxa de publicação do trabalho, realizado via GRU, conforme instruções disponibilizadas para pagamento.
Os valores serão informados no link especifico sobre taxas de publicação.

4 Formatação para artigos cientificos, comunicação e revisão de literatura
O texto será escrito em letra Times new roman e fonte tamanho 12,  com espaçamento 1,5 e justificado. Usar papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm) com todas as margens (superior, inferior, esquerda e direita ) de 2 cm. Os títulos das seções e das subseções primárias devem ser separados por um espaço de 1,5, exceto para comunicação que não haverá separação de seções ou subseções.

5 Estrutura do artigo científico
O trabalho pode ser redigido em português, inglês ou espanhol. O(s) nome(s) do(s) autor(es)  não deve(m) aparecer em uma versão do arquivo enviado para aprovação. O artigo deve conter o número máximo de até cinco autores. Artigo com número superior a 5 (cinco) autores, considerado exceção, será e avaliado pelo Comitê  Editorial e, se necessário, solicitada a correção. O não atendimento desse item pode implicar em recusa do artigo para publicação. Sugere-se um número máximo de 15 páginas e as figuras, gráficos e tabelas devem ser colocados no corpo do texto onde forem citados.

6 Iniciais do artigo
6.1 Título e subtítulo (se houver) em português ou espanhol
Deve aparecer em negrito, centralizado, com a primeira letra maiúscula e demais em letra minúscula (exceto para nomes próprios). O título e o subtítulo devem ser separados por dois pontos.

6.2 Autoria
O nome do(s) autor(es)  ser(ão) indicado(s) por extenso, centralizado(s), depois do título, separados por vírgula. Inserir identificação do autor com a ferramenta inserir nota de rodapé com a titulação acadêmica e ou função e instituição vinculada. Deve-se indicar por um asterisco o autor correspondente  com o respectivo e-mail ( não é necessário incluir a palavra e-mail).  Usar fonte times 10 para este texto.

6.3 Resumo (português ou espanhol)
Os artigos deverão apresentar, obrigatoriamente, os resumos em dois idiomas: português ou espanhol e inglês, independente do idioma em que for publicado. A palavra Resumo deve ser centralizada e em negrito. O texto será justificado com um mínimo de 140 e máximo de 250 palavras; conforme NBR 6028  da ABNT.
Ressaltamos que o artigo submetido em português deverá apresentar resumo em português e inglês. O artigo submetido em inglês deverá apresentar resumo em inglês e português. O artigo submetido em espanhol deverá apresentar resumo em espanhol, português e inglês. A mesma recomendação se aplica ao titulo e palavras-chave.

6.4 Palavras-chave
Serão apresentadas em texto justificado, em número de três a cinco  palavras-chave separadas por ponto, de acordo com a norma  NBR 6028  da ABNT. Deve-se evitar o uso de palavras contidas no título.

6.5 Título e subtítulo (se houver) em inglês (obrigatório)
Apresentar em negrito e centralizado, com a primeira letra maiúscula e demais em letra minúscula (exceto para nomes próprios). O título e o subtítulo devem ser separados por dois pontos.

6.6 Abstract
Tradução do Resumo para a língua inglesa.

6.7 Keywords
Tradução das Palavras-chave para a língua inglesa. .

6.8 Título e subtítulo (se houver) em espanhol
Em negrito, centralizado, com a primeira letra maiúscula e demais em letra minúscula (exceto para os nomes próprios). O título e o subtítulo devem ser separados por dois pontos.

6.8 Resumo
Tradução do Resumo para a língua espanhola.

6.10 Palabras clave
 Tradução das Palavras-chave para a língua espanhola.

7 Estrutura do artigo

7.1 Introdução
Exposição breve do tema tratado, apresentando-o de maneira geral e relacionando a literatura consultada com o assunto do artigo. É facultada a citação bibliográfica neste item. O(s) objetivo(s) deverá(ão) ser apresentado(s) como último parágrafo da introdução.

7.2 Material e métodos
Descrição do material e dos métodos para o desenvolvimento da pesquisa e indicação breve das técnicas e processos utilizados na investigação, com citações bibliográficas. Apresentar a metodologia que levou aos resultados.

7.3 Resultados
Discutir, confirmar ou negar hipóteses e / ou confirmar resultados da pesquisa indicados anteriormente na introdução. Base que norteará toda a discussão.

7.4 Discussão
Pode aparecer junto ou separada dos Resultados. São interpretados os resultados do trabalho proposto e discutidos com embasamento em literatura científica

7.5 Conclusão
É a parte final do trabalho e deve incluir, antes de tudo, uma resposta para a problemática do tema proposto na Introdução, com o destaque para as conclusões fundamentadas na Discussão.

8 Agradecimentos (Opcional)
Às fontes de recurso e ou às  pessoas/entidades  que contribuíram  para a realização do  trabalho.

9 Aprovação do Comitê de Ética (número ou código do processo e comitê responsável pela aprovação)
É importante ressaltar que pesquisas feitas com humanos e/ou com animais devem citar a aprovação da pesquisa pelos respectivos Comitês de Ética da Instituição de origem do trabalho. A falta dessa aprovação impede a publicação do artigo.

10 Referências
As referências completas devem ser apresentadas de acordo com componente obrigatórios previstos nas normas técnicas da NBR 6023 da ABNT, conforme apresentado no modelo de artigo em anexo. Referenciar somente as citações feitas no corpo do texto. Devem aparecer em ordem alfabética e não são numeradas. Utilizar fonte 12, sem parágrafo, justificado, com espaçamento simples nas entrelinhas e espaço 1,0 entre uma cada referência e outra. Os títulos devem ser negritados, os subtítulos devem ser apresentados de forma normal.  Até 03 autores todos deverão ser citados. Para as obras com mais de três autores utiliza-se a expressão em itálico et al.

11 Demais informações

11.1 Citações
As citações serão apresentadas de acordo com a NBR 10520 da ABNT.
Deve-se evitar a citação de citação (citado por, Apud), o ideal é citar a obra consultada.
Evitar utilizar referências em  notas de rodapé.

11.2 Ilustrações

As tabelas e ilustrações (gráficos, fórmulas, lâminas, quadros, figuras, desenhos, gravuras, mapas, fotografias e quadros) deverão ser apresentadas no corpo do texto, justificadas, o mais próximo do trecho mencionado de acordo com a NBR 14.724 da ABNT. Sua identificação, justificada, aparece na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem no texto em algarismo arábico, travessão e do respectivo título. Abaixo da ilustração, indicar a fonte consultada, justificada, (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão, (se houver). A tabela não deverá conter linha na vertical.   
Todas as ilustrações devem ser citadas no texto pela forma como foram designadas (tabela, quadro, etc.). Esta citação poderá integrar o texto em letras maiúsculas e minúsculas ou estar entre parênteses em letra maiúscula quando apresentada entre parênteses.
A palavra Tabela e a palavra Fonte deverão estar no mesmo alinhamento.  
As ilustrações e tabelas deverão ser encaminhas também em um arquivo anexo com a resolução mínima de 300 dpi em preto e branco ou colorido.

11.3 Recursos linguísticos
 Siglas, abreviações, equações, formulas, sistema de unidades de valores deverão ser apresentadas conforme recomendações de NBR 14.724.

12  Estrutura da Comunicação

É o relato sucinto de resultados parciais de um trabalho experimental, dignos de publicação, embora insuficientes ou inconsistentes para constituírem um artigo científico. A comunicação apresenta as mesmas características que “Artigo cientifico” definido para o Caderno de Ciências Agrárias quanto ao titulo, autores e palavras chaves, em duas línguas. A descrição  da pesquisa deve ser compacta, sem distinção das seções do texto especificadas para "Artigo científico", embora seguindo aquela ordem. Quando a Comunicação for redigida em português deve conter um "Abstract" e quando redigida em inglês deve conter um "Resumo". O número de páginas não deve exceder a 8, incluindo tabelas e figuras. O número de Referências não deve exceder a 12. As demais normas seguem as mesmas apresentadas para “Artigo cientifico” .

 

13 Estrutura da  Revisão de Literatura

É o texto elaborado com um  processo de busca, análise e descrição crítica de  um determinado conhecimento em busca de resposta a uma pergunta específica. A Revisão apresenta as mesmas características que “Artigo cientifico” definido para o Caderno de Ciências Agrárias quanto ao titulo, autores e palavras chaves, em duas línguas. A descrição  consiste de introdução, desenvolvimento do texto que pode ter único título ou  título e subtítulos, de acordo com a forma que for mais adequada para o tema, considerações finais e referencias. O número máximo de páginas é de 20, incluindo as ilustrações. O número máximo de referências é de 30, sendo que 80% destas devem ser dos últimos cinco anos e não deverão ser resumos de anais de congressos. Dissertações e  teses somente serão aceitas se apresentaram referencia eletrônica.As demais normas seguem as mesmas apresentadas para “Artigo cientifico”.

ACESSE OS ÚLTIMOS ARTIGOS PUBLICADOS E VERIFIQUE  MODELOS  PARA CITAÇÕES, REFERÊNCIAS E ILUSTRAÇÕES.

 





 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita. Revisões de literatura serão aceitas apenas à convite da Comissão editorial.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word 97-2003.O(s) nome(s) do(s) autor(es)  não aparecem  na versão do arquivo enviado para aprovação em formato word.

  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista ?
  4. Os autores estão identificados corretamenete na versão enviada em PDF. Um número máximo de oito autores poderão ser incluidos na autoria do artigo. NÃO SERÃO INCLUÍDOS AUTORES APÓS INICIO DE AVALIAÇÃO DO ARTIGO.

    TODOS OS AUTORES DEVERÃO SER INCLUIDOS NO MOMENTO DO ENVIO. 

  5. O artigo possui número máximo de 15 páginas, revisão 20 páginas e comunicação 08 páginase as ilustrações (figuras, gráficos, fotografias e tabelas) estão  apresentadas  no corpo do texto onde forem citados.

  6. As ilustrações  ilustrações (figuras, gráficos, fotografias e tabelas)  também estão encaminhadas em formato word como arquivo  suplementar?  Fotografias estão enviadas em arquivo JPEG  com a resolução mínima de 300 dpi em preto e branco ou colorido?

     

  7. Está sendo enviado versão completa do artigo incluindo autores, em formato pdf.
  8. Os títulos e legendas das ilustrações estão devidamente apresentadas, digitadas em word, na lingua original do artigo?
  9. A taxa de submissão de artigo está anexada nos documentos suplementares.
  10. O e-mail de todos os autores estão cadastrados corretamente para que seja enviado possível concordar com  envio do artigo e condições de publicação.

     

    TODOS OS AUTORES DEVERÃO SER INCLUIDOS NO MOMENTO DO ENVIO. 

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.

Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Taxas para autores

Este periódico cobra as seguintes taxas aos autores.

Submissão de artigo: 20,00 (BRL)
Os autores são obrigados a pagar uma taxa de submissão de artigos no Passo 1 do processo de submissão, como contribuição com os custos de avaliação. Consulte a política de isenção de taxas.

Publicação de artigo: 100,00 (BRL)
Caso este documento seja aceito para publicação, será necessário o pagamento de uma taxa de publicação de artigo para auxiliar nos custos de publicação. Consulte a política de isenção de taxas.