Normas para publicação

Universidade Federal de Minas Gerais

Instituto de Ciências Agrárias

Caderno de Ciências Agrárias – CCA ICA/UFMG

 

Instruções para submissão de manuscritos

 

Apresentação dos Manuscritos

Os manuscritos submetidos ao Caderno de Ciências Agrárias devem ser originais, ainda não relatados ou submetidos em outro periódico ou veículo de divulgação. O Caderno de Ciências Agrárias publica ARTIGOS ORIGINAIS, COMUNICAÇÕES TÉCNICAS E REVISÕES DE LITERATURA.

ARTIGOS ORIGINAIS: são manuscritos originados de pesquisas e estudos cujos resultados são baseados em dados concretos obtidos experimentalmente, ou coletados na literatura, ou de outras fontes confiáveis. Eles devem ser basicamente estruturados da seguinte forma: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências. Deve ser submetidos em textos que não excedam 15 (quinze) páginas, com espaço 1,5 entre as linhas; eles podem conter gráficos, tabelas e figuras (gráficos e fotos).

COMUNICAÇÕES TÉCNICAS: são manuscritos que descrevem eventos inovadores e muito importantes na área das Ciências Agrárias. Deve ser escrito com foco nos resultados diretos e ou propostas originais. Espera-se que a comunicação apresente importantes contribuições para a comunidade científica. As comunicações não devem seguir as divisões clássicas de um artigo original e devem fluir em um texto onde o tema é desenvolvido, colocando referências, notas técnicas detalhadas e outros comentários relevantes. Podem ser incluídos gráficos e tabelas. Toda comunicação não deve superar o limite de 06 páginas considerando os espaços entre linhas.

REVISÕES DE LITERATURA:O manuscrito de revisão só será aceito por convite da Equipe Editorial. Eles são considerados manuscritos de conteúdo especial cuja relevância é evidente na base literária de um determinado tema. O texto deve possuir 20 (vinte) páginas no máximo, considerando o espaço entre as linhas, pode conter tabelas e figuras (gráficos e fotos).

1. Formas de envio

Os manuscritos são submetidos, apenas eletronicamente, na Plataforma do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER - Portal da UFMG no endereço eletrônico: https://seer.ufmg.br/index.php/ccaufmg.

Para isso os autores devem fazer um cadastro no sistema para gerar um login e senha, para a submissão dos trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Podem ser submetidos manuscritos escritos em Português, Inglês ou Espanhol, contudo manuscritos em língua inglesa terão prioridade de publicação.

2. Informações importantes para a submissão on-line de trabalhos

Passo 1) Início: em “comentários ao editor”, os autores devem informar a relevância e o aspecto inédito do trabalho. Este passo é extremamente importante para o trabalho seguir sua tramitação para futura publicação. No campo seção do sistema, indique se o manuscrito é um Artigo Original, uma Comunicação Técnica ou um Revisão de Literatura.

Passo 2) Transferência do manuscrito: carregar o trabalho completo em arquivo Microsoft Word. Antes de carregar o arquivo verifique se no documento não há informações sobre os autores (que devem ser retiradas) e verifique também nas informações do arquivo se não há qualquer tipo de informação que remeta o trabalho a qualquer um dos autores.

Passo 3) Inclusão de metadados: em “resumo da biografia” de cada autor, informar o link do currículo Lattes. Clicar em “incluir autor” para inserir todos os coautores do trabalho, na ordem de autoria. Neste passo o autor para correspondência também deverá ser indicado. Ainda nesta etapa os autores devem copiar e colar o título do manuscrito, resumo e termos para indexação do trabalho nos respectivos campos do sistema.

Passo 4) Transferência de documentos suplementares: neste passo os autores devem estar atentos para todos os documentos que deverão ser carregados no sistema durante a submissão. A seguir serão descritos alguns dos documentos necessários para a submissão:

  • Comprovante de pagamento da taxa de submissão.
  • Destaques (highlights): Os autores devem carregar um documento com três a cinco destaques (máximo 100 caracteres incluindo os espaços entre cada destaque) mostrando a importância de seu trabalho, como e porque seus principais resultados se relacionam com o escopo do Caderno de Ciências Agrárias.
  • Indicação de cinco revisores especialistas na área temática do manuscrito que não sejam das mesmas instituições dos autores do manuscrito. As seguintes informações devem constar no documento de indicação: nome completo do revisor, instituição e descrição dos motivos que levaram à sua indicação.
  • Outros documentos (quando for o caso).

Passo 5) Confirmação: confira se todas as informações estão corretas e confirme a submissão do manuscrito.

3. Análise dos manuscritos

A Equipe Editorial faz a análise dos trabalhos antes de submetê-lo ao Comitê Científico. Nessa análise, são considerados aspectos como escopo, apresentação do manuscrito de acordo com as normas, formulação de objetivos de forma clara, clareza da redação, fundamentação teórica, atualização e abrangência da literatura citada, coerência e precisão metodológica, resultados com contribuição científica significativa, discussão dos fatos observados em relação aos descritos na literatura, qualidade das tabelas e figuras, originalidade e consistência das conclusões. Após a aplicação desses critérios, se o número de trabalhos aprovados nessa etapa, ultrapassar a capacidade de publicação, será aplicado o critério de relevância relativa, pelo qual serão aprovados os trabalhos cuja  contribuição para o avanço do conhecimento científico for considerada mais significativa. Esse critério é aplicado somente aos trabalhos que atendem aos requisitos de qualidade para a publicação, mas que, em razão ao elevado número, não podem ser todos aprovados para a publicação. Os trabalhos rejeitados nessa etapa serão devolvidos aos autores e os demais serão submetidos à avaliação de revisores especialistas da área técnica do manuscrito.

4. Documentos iniciais

O autor principal deverá anexar toda a documentação através da Plataforma SEER do Caderno de Ciências Agrárias:

  • artigo original no formato Microsoft Word, sem o nome do(s) autor(es);
  • arquivo com ilustrações, caso houver;
  • comprovante de pagamento de taxa de envio de trabalho;
  • destaques (highlights);
  • indicação de cinco revisores especialistas na área temática do manuscrito.

5. Taxa de submissão e de publicação

 O envio do trabalho para avaliação, como mencionado anteriormente, deverá ser acompanhado da taxa de submissão realizado via GRU, conforme instruções disponibilizadas para pagamento.  A taxa de envio do artigo é de R$ 20,00.

Após a aprovação do trabalho, deverá ser realizado o pagamento da taxa de publicação do trabalho, realizado via GRU, conforme instruções disponibilizadas para pagamento.

A taxa de publicação é de R$ 100,00.

Para emisssão da GRU acesse: 

https://seer.ufmg.br/index.php/ccaufmg/pages/view/taxasdepublicacao 

6. Preparo do manuscrito

6.1. Digitação

O texto deverá ser digitado no Microsoft Word ou compatível com fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 12 com espaçamento 1,5 e justificado. Usar o tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm) com todas as margens (superior, inferior, esquerda e direita) de 2 cm. O parágrafo deve ser recuado em 1 cm. Os títulos das seções e das subseções primárias devem ser separados por um espaço de 1,5. Páginas e linhas devem ser numeradas; os números de páginas devem ser colocados na margem inferior à direita e as linhas devem ser numeradas de forma contínua.

 

6.2. Tamanho do arquivo: o tamanho do arquivo do manuscrito não deverá ultrapassar 2,0 MB.

 

6.3. Estrutura do manuscrito para artigos originais

O trabalho pode ser redigido em português, inglês ou espanhol. Os nomes dos autores não devem aparecer em uma versão do arquivo enviado para aprovação. O artigo deve conter o número máximo de até OITO autores. Para artigos com número superior a 8 (oito) autores, deverá ser justificada a inclusão de cada autor em documento anexado no Passo 4 da submissão (Transferência de documentos suplementares) e será avaliada pela Equipe Editorial, a pertinência da autoria dos mesmos. Se necessário, será solicitada a correção. O não atendimento desse item pode implicar em recusa do artigo para publicação. Sugere-se um número máximo de 15 páginas e as Figuras, Gráficos e Tabelas devem ser colocados no corpo do texto onde forem citados. As Figuras podem ter formatos: GIF ou JPEG com resolução mínima de 300 dpi.

Os artigos originais deverão ter a seguinte estrutura:

  • Título e subtítulo (se houver)

Deve aparecer em negrito, centralizado, com a primeira letra maiúscula e demais em letra minúscula (exceto para nomes próprios), no máximo com 15 palavras. O título e o subtítulo devem ser separados por dois pontos. Nome científico só deve ser indicado no título se a espécie for desconhecida.

  • Resumo

A palavra Resumo deve ser alinhada à esquerda e em negrito com apenas a primeira letra maiúscula. O texto será justificado com um mínimo de 140 e máximo de 250 palavras.

  • Palavras-chave

Serão apresentadas em texto justificado, em número de três a cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula. Deve-se evitar o uso de palavras contidas no título.

  • Introdução

A palavra Introdução deve ser alinhada à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. A introdução dever ser uma exposição breve do tema tratado, do problema da pesquisa, apresentando-o de maneira geral e relacionando-a a literatura consultada. É facultada a citação bibliográfica neste item. Os objetivos deverão ser apresentados como último parágrafo da introdução.

  • Material e métodos

As palavras Material e métodos devem ser alinhadas à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. O texto deve trazer uma descrição do material e dos métodos para o desenvolvimento da pesquisa e indicação breve das técnicas e processos utilizados na investigação, com citações bibliográficas. Apresentar a metodologia que levou aos resultados. As análises estatísticas devem ser apresentadas neste item. É recomendável que este item seja descrito em texto corrido, contudo se houver necessidade de separação em subitens, este dever ser alinhados à esquerda, em negrito e itálico, com apensas a primeira letra maiúscula. Os números e códigos de processos e comitês de aprovação de pesquisas realizadas com humanos ou animais devem ser mencionados neste item.

 

  • Resultados e discussão

A palavra Resultados e discussão deve ser alinhada à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. Neste item devem ser apresentados em tabelas e figuras os resultados que confirmem ou neguem as hipóteses e ou confirmem os resultados da pesquisa indicados anteriormente na introdução. Este item trará toda a base que norteará a discussão do artigo. É recomendável que este item seja descrito em texto corrido, contudo se houver necessidade de separação em subitens, este dever ser alinhados à esquerda, em negrito e itálico, com apensas a primeira letra maiúscula.

A discussão é composta por interpretações dos resultados do trabalho proposto e discutidos com embasamento em literatura científica. É recomendável que este item seja descrito em texto corrido, contudo se houver necessidade de separação em subitens, este dever ser alinhados à esquerda, em negrito e itálico, com apensas a primeira letra maiúscula.

  • Conclusão

A palavra Conclusão deve ser alinhada à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. É a parte final do trabalho e deve incluir, antes de tudo, uma resposta ao problema proposto na Introdução, com o destaque para as conclusões fundamentadas e sustentadas pela Discussão. Deve ser um texto corrido sem tópicos escrito no tempo presente do indicativo.

  • Agradecimentos (Opcional)

A palavra Agradecimentos deve ser alinhada à esquerda, em negrito,  com apenas a primeira letra maiúscula. Aqui os autores podem agradecer às pessoas e ou entidades que contribuíram para a realização do trabalho, indicando a forma de contribuição.

Exemplo:

Ao Prof. José da Silva pela colaboração na análise estatística dos dados.

  • Financiamento (Opcional)

A palavra Financiamento deve ser alinhada à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. Aqui os autores devem citar as fontes de financiamento para a realização do trabalho e entre parênteses a sigla (quando houver).

Exemplo:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

  • Aprovação do Comitê de Ética (número ou código do processo e comitê responsável pela aprovação)

É importante ressaltar que pesquisas feitas com humanos e ou com animais devem citar a aprovação da pesquisa pelos respectivos Comitês de Ética da Instituição de origem do trabalho. A falta dessa aprovação impede a publicação do artigo. Os números e códigos de processos e comitês de aprovação de pesquisas realizadas com humanos ou animais devem ser mencionados no item Material e métodos do manuscrito.

  • Referências

6.4. Estrutura do manuscrito para comunicações técnicas

O trabalho pode ser redigido em português, inglês ou espanhol. Os nomes dos autores não devem aparecer em uma versão do arquivo enviado para aprovação. A comunicação deve conter o número máximo de até oito autores. Para comunicações com número superior a 8 (oito) autores, deverá ser justificada a inclusão de cada autor em documento anexado no Passo 4 da submissão (Transferência de documentos suplementares) e será avaliada pela Equipe Editorial, a pertinência da autoria dos mesmos. Se necessário, será solicitada a correção. O não atendimento desse item pode implicar em recusa do artigo para publicação. Sugere-se um número máximo de 6 páginas e as figuras, gráficos e tabelas devem ser colocados no corpo do texto onde forem citados. As figuras podem ter formatos: GIF ou JPEG com resolução mínima de 300 dpi.

As comunicações técnicas deverão seguir a seguinte estrutura:

  • Título e subtítulo (se houver)

Deve aparecer em negrito, centralizado, com a primeira letra maiúscula e demais em letra minúscula (exceto para nomes próprios), no máximo com 15 palavras. O título e o subtítulo devem ser separados por dois pontos. Nome científico só deve ser indicado no título se a espécie for desconhecida.

  • Resumo

A palavra Resumo deve ser alinhada à esquerda e em negrito com apenas a primeira letra maiúscula. O texto será justificado com um mínimo de 140 e máximo de 250 palavras.

  • Palavras-chave

Serão apresentadas em texto justificado, em número de três a cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula. Deve-se evitar o uso de palavras contidas no título.

  • Introdução

A palavra Introdução deve ser alinhada à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. A introdução dever ser uma exposição breve do tema tratado, apresentando-o de maneira geral e relacionando-a a literatura consultada. É facultada a citação bibliográfica neste item. Os objetivos deverão ser apresentados como último parágrafo da introdução.

  • Desenvolvimento do tema

O texto não deve ter um item denominado “Desenvolvimento do tema”. Nesta etapa os autores devem descrever todas as informações necessárias que mostrem o caráter inovador do evento apresentado, bem como sua importância na área das Ciências Agrárias. Deve fluir em um texto onde o tema é desenvolvido, colocando referências, notas técnicas detalhadas e outros comentários relevantes. As análises estatísticas e aprovações por comitês de ética, se pertinente, devem estar inseridos neste  item. Podem ser incluídos gráficos e tabelas. Recomenda-se a utilização de itens e subitens que os autores julgarem necessários para a compreensão do leitor. Os títulos dos itens devem ser alinhados à esquerda, em negrito com apenas a primeira letra maiúscula. Os subitens, devem ser alinhados à esquerda, em negrito e itálico, com apensas a primeira letra maiúscula.

  • Conclusão

A palavra Conclusão deve ser alinhada à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. É a parte final do trabalho e deve incluir, antes de tudo, uma resposta ao objetivo proposto na Introdução, com o destaque para as conclusões fundamentadas e sustentadas pelo desenvolvimento do tema. Deve ser um texto corrido sem tópicos escrito no tempo presente do indicativo.

  • Agradecimentos (Opcional)

A palavra Agradecimentos deve ser alinhada à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. Aqui os autores podem agradecer às pessoas e ou entidades que contribuíram para a realização do trabalho, indicando a forma de contribuição.

Exemplo:

Ao Prof. José da Silva pela colaboração na análise estatística dos dados.

  • Financiamento (Opcional)

A palavra Financiamento deve ser alinhada à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. Aqui os autores devem citar as fontes de financiamento para a realização do trabalho e entre parênteses a sigla (quando houver).

Exemplo:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

  • Aprovação do Comitê de Ética (número ou código do processo e comitê responsável pela aprovação)

É importante ressaltar que pesquisas feitas com humanos e ou com animais devem citar a aprovação da pesquisa pelos respectivos Comitês de Ética da Instituição de origem do trabalho. A falta dessa aprovação impede a publicação do artigo. Os números e códigos de processos e comitês de aprovação de pesquisas realizadas com humanos ou animais devem ser mencionados no desenvolvimento do tema.

  • Referências

 

6.5. Estrutura do manuscrito para revisões de literatura

O trabalho pode ser redigido em português, inglês ou espanhol. Os nomes dos autores não devem aparecer em uma versão do arquivo enviado para aprovação. A revisão deve conter o número máximo de até oito autores. Para revisões com número superior a 8 (oito) autores, deverá ser justificada a inclusão de cada autor em documento anexado no Passo 4 da submissão (Transferência de documentos suplementares) e será avaliada pela Equipe Editorial, a pertinência da autoria dos mesmos. Se necessário, será solicitada a correção. O não atendimento desse item pode implicar em recusa do artigo para publicação. Sugere-se um número máximo de 20 páginas e as figuras, gráficos e tabelas devem ser colocados no corpo do texto onde forem citados. As figuras podem ter formatos: GIF ou JPEG com resolução mínima de 300 dpi.

As revisões de literatura deverão seguir a seguinte estrutura:

  • Título e subtítulo (se houver)

Deve aparecer em negrito, centralizado, com a primeira letra maiúscula e demais em letra minúscula (exceto para nomes próprios), no máximo com 15 palavras. O título e o subtítulo devem ser separados por dois pontos. Nome científico só deve ser indicado no título se a espécie for desconhecida.

  • Resumo

A palavra Resumo deve ser alinhada à esquerda, em negrito,  com apenas a primeira letra maiúscula. O texto será justificado com um mínimo de 140 e máximo de 250 palavras.

  • Palavras-chave

Serão apresentadas em texto justificado, em número de três a cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula. Deve-se evitar o uso de palavras contidas no título.

  • Introdução

A palavra Introdução deve ser alinhada à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. A introdução dever ser uma exposição breve do tema tratado, apresentando-o de maneira geral e relacionando-a a literatura consultada. É facultada a citação bibliográfica neste item. Os objetivos deverão ser apresentados como último parágrafo da introdução.

  • Desenvolvimento do tema

O texto não deve ter um item denominado “Desenvolvimento do tema”. Nesta etapa os autores devem estruturar o texto com os itens e subitens que julgarem necessários para o desenvolvimento da revisão. Podem ser incluídos gráficos e tabelas. Os títulos dos itens devem ser alinhados à esquerda, em negrito com apenas a primeira letra maiúscula. Os subitens, devem ser alinhados à esquerda, em negrito e itálico, com apensas a primeira letra maiúscula.

  • Conclusão

A palavra Conclusão deve ser alinhada à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. É a parte final do trabalho e deve incluir, antes de tudo, uma resposta ao objetivo proposto na Introdução, com o destaque para as conclusões fundamentadas e sustentadas pelo desenvolvimento do tema. Deve ser um texto corrido sem tópicos escrito no tempo presente do indicativo.

  • Agradecimentos (Opcional)

A palavra Agradecimentos deve ser alinhada à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. Aqui os autores podem agradecer às pessoas e ou entidades que contribuíram para a realização do trabalho, indicando a forma de contribuição.

Exemplo:

Ao Prof. José da Silva pela colaboração na análise estatística dos dados.

  • Financiamento (Opcional)

A palavra Financiamento deve ser alinhada à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. Aqui os autores devem citar as fontes de financiamento para a realização do trabalho e entre parênteses a sigla (quando houver).

Exemplo: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

  • Referências

 

7. Outras informações relevantes

7.1. Citações

As citações serão apresentadas de acordo com o padrão autor-data. Não é permitida a citação de citação (citado por, Apud), é obrigatório citar apenas obras consultadas.

Exemplo de citações:

a) Apenas um autor: Smith (2018) ou (Smith, 2018).

b) Dois autores: Fritoen and Denis (2017) ou (Fritoen; Denis, 2017).

c) Três ou mais autores: Adans et al. (2018) ou (Adans et al., 2018).

7.2. Ilustrações

Usar apenas Tabelas e Figuras. As Figuras incluem Gráficos, Fórmulas, Lâminas, Quadros, Figuras, Desenhos, Gravuras, Mapas, Fotografias, etc. Serão apresentadas no corpo do texto, centralizadas, o mais próximo do trecho mencionado. Sua identificação, centralizada, aparece na parte superior, antecedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem no texto em algarismo arábico, travessão e do respectivo título. Abaixo da ilustração,  quando pertinente, legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão, (se houver). A tabela não deverá conter linha na vertical.

Todas as ilustrações devem ser citadas no texto pela forma como foram designadas (Tabela ou Figura).

 

a) Tabelas

Devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos, e geradas com a ferramenta "Tabela" do MS Word (manuscritos contendo Tabelas coladas como Figuras serão devolvidos aos autores).

Os títulos das tabelas devem aparecer imediatamente acima do corpo das Tabelas.

Numerar Figuras e Gráficos sequencialmente usando algarismos arábicos.

 A palavra Tabela e Legendas e Notas deverão estar no mesmo alinhamento. 

 

b) Figuras e Gráficos

Gráficos devem ser gerados em MS Excel. Fotografias devem ser apresentadas como arquivos. As figuras podem ter formatos: GIF ou JPEG com resolução mínima de 300 dpi.

Numerar Figuras e Gráficos sequencialmente na ordem em que aparecem no texto.

As Figuras devem fornecer informações suficientes para que o leitor possa compreendê-las sem que haja a necessidade da leitura do texto que se refere a elas.

Para as figuras que contêm mais de um painel, designar os painéis com letras maiúsculas (sem parênteses e sem pontos após as letras) no canto superior esquerdo de cada painel, se possível.

As palavras utilizadas nas Figuras devem ser iguais às utilizadas no manuscrito no que diz respeito à capitalização, itálico e símbolos.

Os títulos das figuras devem aparecer imediatamente acima do corpo das figuras.

As Figuras e Tabelas deverão ser encaminhas também em um arquivo anexo com a resolução mínima de 300 dpi em preto e branco ou colorido, para fins de diagramação.

 

As Figuras e Tabelas (se houver) deverão ser encaminhas também em um arquivo separado, anexado durante a submissão no Passo 4 (Transferência de documentos suplementares) com a resolução mínima de 300 dpi em preto e branco ou colorido.

 

7.3. Equações

 

Devem ser digitadas usando o editor de equações (Equation) do Microsoft Word, com a fonte Times New Roman, alinhadas à esquerda. No texto do artigo, as equações devem receber um número de ordem no texto em algarismo arábico precedido da sigla “Eq.” entre parênteses, após sua digitação.

 

Exemplo:

 

 (Eq. 13)

As equações devem apresentar o seguinte padrão de tamanho:

 

Inteiro = 12 pt

Subscrito/sobrescrito = 8 pt

Sub-subescrito/sobescrito = 5 pt

Símbolo = 18 pt

Subsímbolo = 14 pt

* Estas definições são encontradas no editor de equações do Microsoft Word.

 

7.4. Recursos linguísticos

 

Unidades de valores deverão ser apresentadas conforme o sistema internacional de unidades.

7.5. Uso de siglas e abreviaturas

Definir o significado das abreviaturas na primeira vez que for citada no resumo e no texto, e novamente nas Tabelas e Figuras. Uma vez que uma abreviação for citada, ela deve ser usada em todo o manuscrito, exceto no início de uma frase.

7.6. Referências

 O periódico Caderno de Ciências Agrárias utiliza para citações e referências o padrão autor-data. Usar apenas o sobrenome do autor seguido do ano de publicação para citação e referência. São referenciados apenas os documentos citados. Todos os autores citados no texto, e apenas eles, devem estar presentes nas referências com as informações completas. A lista de referências completa deve ser apresentada no final do texto e por ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Todos os autores devem ser citados. Permitido o uso do et al. na citação de mais de dois autores, sendo vedado o uso do et al. nas referências. Todos os autores deverão ser referenciados na lista de Referências. Recomendamos o uso do DOI.

a)  Referências na web

Manter uma cópia impressa de qualquer referência a informações existentes apenas na Web. Se o URL mudar ou desaparecer, os leitores interessados terão a possibilidade de entrar em contato com o autor correspondente para obter uma cópia das informações. Os autores são responsáveis pela exatidão e integridade das suas referências e pela correta citação do texto.

b) Referências atualizadas

Citar documentos atualizados referente aos últimos dez anos. Será permitido a citação de 10% (dez por cento) de referências antigas. Caso haja necessidade de uma porcentagem superior a essa porcentagem, os autores deverão apresentar uma justificativa.

c) Ordenação das referências

Organizar as referências em ordem alfabética e cronologicamente dentro de parênteses, usar (;) ponto e vírgula para separar citações múltiplas dentro de parênteses, por exemplo: (Casteli, 2013; Carrio, 2016; Michael; Ritchie, 2013);

e)  Exemplos de referências

Ao copiar as referências, deve-se ter o maior cuidado, pois elas podem conter erros, sempre importante revisar e atualizar e completar dados.

- Usar o estilo "autor-data" para ordenar a lista de referências, e abreviar os nomes dos autores, mas nenhuma outra palavra;

- usar letras maiúsculas para todas as siglas, isto é, quando o autor for uma organização;

- utilizar letras maiúsculas para a 1ª letra do sobrenome e demais inicias dos autores, que deverão ser separados por um ponto(.);

- separar autores por ponto-e-vírgula;

- não usar "e comercial" (&) nas citações, nem na lista de referência;

- não usar caracteres grifados ou negritados para destacar qualquer partes da referência;

- usar letras maiúsculas na 1ª letra dos títulos de livros e de periódicos;

- não usar vírgula (,) para separar o título e o volume do periódico;

- separar os números de volume do periódico das páginas por dois pontos (:);

- usar os números completos das páginas;

- separar os números de página por um traço (-) página inicial e página final;

- indicar o número da edição (não indicar primeira edição) a partir um livro ou manual como "2.ed", por exemplo;

- indicar os editores ou a editora (de livros e manuais)antes de discriminar a localidade sede dos editores ou da editora;

- separar os editores ou a editora da localidade por meio de uma vírgula (,).

Periódicos

Anderson, T. H.; Domsch, K. H. 2018. Ratios of microbial biomass carbon to total organic-carbon in arable soils. Soil Biology and Biochemistry 21: 471-479. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1678-992x-2016-0089. 

Vieira, F. C. B.; Bayer, C.; Zanatta, J. A.; Dieckow, J.; Mielniczuk, J.; He, Z. L. 2007. Carbon management index based on physical fractionation of soil organic matter in an Acrisol under long-term no-till cropping systems. Soil and Tillage Research 96: 195-204. Doi: https://doi.org/10.1016/j.still.2007.06.007.

Livros com autores pessoais

Brady, N. C.; Weil, R. R. 2008. The nature and properties of soils. 14. ed. Pearson-Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ, USA.


Pais, I.; Jones Jr., J. R. 1998. The Handbook of Trace Elements. St. Lucie Press, Boca Raton, FL, USA.

Livros com autores institucionais

Association of Official Analitycal Chemists [AOAC]. 1999. Official Methods of Analysis. 17.ed. AOAC, Gaithersburg, MD, USA.

Capítulo de Livro

Sharpley, A. N.; Rekolainen, S. 1997. Phosphorus in agriculture and its environmental implications. p. 1-53. In: Tunney, H.; Carton, O.T.; Brookes, P.C.; Johnston, A.E., eds. Phosphorus loss from soil to water. CAB International, New York, NY, USA.

Fontes eletrônicas

Usar o recurso “Google URL Shortener” para encurtar ou resumir os links dos endereços eletrônicos citados nas referências. O recurso está disponível em:

https://goo.gl/

Os elementos essenciais para listar documentos disponíveis on-line:

A autoria, autor ou fonte. Ano. O título do documento da web ou página da web (isto é, título principal da pagina). [meio] (data de atualização). Disponível em: endereço completo para localizar o recurso (URL / endereço).

Food and Agriculture Organization [FAO]. 2014. FAOSTAT database gateway. Available at: https://goo.gl/KyoVj4.

 

   

8. Aprovação da versão final do manuscrito

Após o aceite do manuscrito para a publicação os autores receberão a versão final do manuscrito para aprovação. Nesta etapa os autores deverão observar se há algum erro no manuscrito pois após a sua aprovação não será permitida quaisquer correções no texto final. Os autores também devem ficar atentos aos prazos estabelecidos pelo Caderno de Ciências Agrárias para esta aprovação, pois vencido os prazos, o manuscrito será publicado conforme a versão encaminhada para os autores.

Ainda nesta etapa é de responsabilidade do autor que submeteu o manuscrito a inclusão na versão final de todos os autores do trabalho (os mesmos da submissão, não será permitido qualquer alteração na autoria), conforme orientações a seguir:

8.1  Autoria

Os nomes dos autores serão indicados por extenso, centralizados, abaixo do título, separados por vírgula. Inserir com a ferramenta “inserir nota de rodapé” do Microsoft Word a identificação completa dos autores (Instituto/Departamento/Setor, Instituição, Cidade, Estado, País), endereço completo com CEP (quando for o caso) e e-mail (não é necessário incluir a palavra e-mail) de todos os autores. Deve-se indicar por um asterisco (*) o autor para correspondência. Incluir texto para identificação da data de recebimento e aceite do manuscrito em negrito. Usar fonte times 10 para e texto justificado no rodapé.

 

8.2  Título, resumo e palavras-chave em português

Para os manuscritos submetidos em português, os autores na versão final deverão apresentar o título, o resumo e as palavras-chave em inglês, logo abaixo, separadas por uma linha, das palavras-chave, que deve ser uma tradução na íntegra da versão em português aceita para a publicação.

 

Para os manuscritos submetidos em inglês e espanhol, os autores na versão final deverão apresentar o título, o resumo e as palavras-chave em português, logo abaixo, separadas por uma linha, das keywords ou palabras-clave, que deve ser uma tradução na íntegra da versão em inglês ou espanhol aceita para a publicação.