Sobre a Revista

Informações básicas

ENSAIO: Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

Editoria-chefe: Luiz Gustavo Franco e Paula Cristina Cardoso Mendonça

Avaliação Qualis Capes (2017-2020): A1.

e-ISSN: 1983-2117

Áreas de atuação: Ensino de Ciências; Educação em Ciências; Educação em Saúde; Educação Ambiental.

Periodicidade: Fluxo contínuo.

Redes Sociais:

Repositório de dados: Dataverse Scielo EPEC

Apresentação:
Periódico de fluxo contínuo, arbitrado por pares, que publica artigos nacionais e internacionais que sejam inéditos, de caráter empírico ou teórico, com temas de interesse ao campo da pesquisa em educação em ciências da natureza e suas interlocuções com as ciências sociais e humanas, buscando atender a critérios de rigor acadêmico e de relevância social e educacional.

A editoração do periódico Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências é de responsabilidade do Centro de Ensino de Ciências e Matemática - CECIMIG (www.fae.ufmg/cecimig), órgão de pesquisa e extensão na área de ensino de ciências da Faculdade de Educação da UFMG . A revista conta, ainda, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG (Nível 7 na Capes) e de parcerias interinstitucionais na composição de nosso corpo editorial em nível nacional (UFOP, UFJF, UFES, CEFET-RJ, UNESP, UFSC, UFABC, USP, UFRB) e internacional (King's College of London, Universidad de Santiago de Compostela, University of Groningen).

O primeiro número da revista foi editado, no formato impresso, em 1999. Até 2006, passou a ser disponibilizada em formato eletrônico, com três números anuais, e a partir de 2017 tornou-se uma publicação de fluxo contínuo com volume único anual unicamente digital.

Ao longo dos últimos vinte anos, buscamos nos consolidar como uma revista de referência na área de educação em ciências. Procuramos sempre aprimorar o nosso processo de recebimento, avaliação e publicação de artigos contando com uma equipe editorial qualificada, com o apoio de pessoas colaboradoras de diferentes instituições.

O título abreviado do periódico é Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Fontes de indexação

• Sistema de Editoração Eletrônica (SEER/IBICT), Brasília, DF, Brasil
  • Latindex (UNAM), Ciudad del México, México
  • Geodados Indexador - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, PR, Brasil
  • Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Redalyc Clacso - Facultad de Ciencias Políticas Y Administración Pública – Universidad Autônoma del Estado de México, Ciudad del México, México
  • Sumários.Org - Ribeirão Preto, SP, Brasil
  • Edubase (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
  • Diadorim (IBICT), Brasília, DF, Brasil
  • DOAJ
  • Educ@ (Fundação Carlos Chagas)

Propriedade intelectual

O conteúdo do periódico está licenciado sob uma licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

A publicação recebe financiamento de: