OS “OBJETOS DE ESTUDO” DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, SEGUNDO PESQUISADORES BRASILEIROS

Olga Lucía Castiblanco Abril, Roberto Nardi

Resumo


Neste estudo, optamos por perguntar aos pesquisadores em Ensino de Física sobre os “objetos de pesquisa” deste campo, numa tentativa de identificar algumas características que permitam organizar núcleos de conteúdos a serem ensinados numa disciplina de Didática da Física. Também perguntamos sobre os métodos de pesquisa e os principais referenciais teóricos, além de uma sucinta caracterização dos perfis profissionais desses pesquisadores, a fim de ampliar opções de compreensão das respostas à questão. Para tanto, aplicamos um questionário elaborado, especificamente, para cada pesquisador. Fizemos uma análise textual discursiva que nos permitiu concluir que os “objetos de estudo” da pesquisa em ensino de Física no Brasil são diversos, mas possíveis de ser entendidos em ao menos três núcleos inter-relacionados. Além disso, constatamos o caráter multidisciplinar da pesquisa na área, o que nos permite deduzir que o ensino da Didática da Física deve ter este mesmo caráter.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.