A Temática Ambiental em Documentos Curriculares Nacionais do Ensino Médio

Diógenes Valdanha Neto, Clarice Sumi Kawasaki

Resumo


Este artigo relata uma pesquisa que investigou em que medida e extensão a temática ambiental é desenvolvida em documentos curriculares nacionais do Ensino Médio, em continuidade a um estudo anterior que realizou similar investigação, porém em documentos curriculares nacionais do Ensino Fundamental (anos finais). Realizou-se uma análise do conteúdo dos documentos curriculares em uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional. Nestes documentos, a presença da temática ambiental é muito menor e menos significativa quando comparada aos do Ensino Fundamental, bem como, com uma abordagem predominantemente conservacionista/científica, trazendo uma visão reducionista e pouco politizada/crítica da temática ambiental. Distintamente, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental avançam na inclusão de uma Educação Ambiental crítica no currículo nacional da escola básica.


Palavras-chave


Temática Ambiental; Educação Ambiental; Currículo.

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