Jogos Virtuais: Desempenho de Jovens com Síndrome de Down

Tharini Rodrigues Alves, Silvana Maria Blascovi-Assis, Paulo Batista Lopes, Rosangela Guimarães Romano, Victor Auler de Almeida Prado, Raquel Cymrot

Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar a aceleração do movimento e o desempenho de adolescentes com Síndrome de Down e de com desenvolvimento típico durante o arremesso no jogo de boliche do videogame Nintendo® Wii™. Os participantes foram 20 adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos, divididos em dois grupos: GSD (Grupo Síndrome de Down) e GC (Grupo Controle).  Ambos os grupos fizeram os arremessos necessários para a finalização do jogo com a mão de preferência e um acelerômetro acoplado ao punho. Os dados foram analisados considerando-se apenas os 3 primeiros arremessos. Observou-se que a aceleração máxima média foi maior para o GC em todas as tentativas, porém com o número médio de tentativas equivalente para alcançar o objetivo do jogo. O boliche apresentou-se ao GSD como uma proposta de fácil compreensão, motivadora e com regras simples. Conclui-se que os jogos de arremesso no ambiente virtual podem favorecer o controle de aceleração do movimento. 

Virtual Games:  Performance of Youth With Down Syndrome

The aim of this study was evaluate the acceleration of the movement and performance of adolescents with Down Syndrome and with typical development in pitch movements in the game of bowling video game Nintendo® Wii™. The subject were 20 adolescents, aged between 7 and 14 years, divided into two groups: GSD (Group Down Syndrome) and GC (Control Group). Both of them did the throws necessary to complete the game with the hand of preference and the accelerometer attached to the wrist. The data were analyzed considering only the first 3 pitches. It was observed that the maximum acceleration mean was higher for the GC in all attempts, however, but with the average number of equivalent attempts to achieve the goal of the game. The bowling presented the GSD as a proposal for easy understanding, as a motivational activity and with simple rules. The conclusion show that pitch games in the virtual environment can encourage the throttle control of movement. 


Palavras-chave


Síndrome de Down; Acelerometria; Jogos de Vídeo.

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