Academia Popular da Pessoa Idosa (APPI): Usos e Apropriações entre Frequentadores do Módulo da Praia de Camburi em Vitória/ES

Vinnicius Camargo Laurindo, Ivan Marcelo Gomes, Felipe Quintão de Almeida

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar os usos e apropriações do espaço da Academia Popular da Pessoa Idosa (APPI) visando detectar as práticas cotidianas que fortalecem o seu uso como espaço público, bem como práticas e conflitos que enfraquecem o uso desse espaço.  Para tanto, como estratégia metodológica, foram realizadas observações, em uma perspectiva etnográfica, para interpretar os comportamentos, atitudes e falas dos distintos usuários do Módulo da Praia de Camburi (MPC) pertencente ao programa APPI. Os resultados indicam que o MPC é constituído por um público bastante heterogêneo e apontam que a estrutura e a localização, práticas de sociabilidade e relações de pertencimento (elementos como preocupação com a manutenção do MPC e o MPC como apenas mais um lugar para onde ir) influenciam os usos e apropriações desse espaço.

Popular Gym of Elderly: Uses and Appropriations Between Goers of the Camburi’s Beach Module in Vitória/ES

This article aims to analyze the uses and appropriations of the Academia da Pessoa Idosa (APPI) [People's Academy space of the Elderly] to detect the daily practices that enhance its use as a public space, as well as practices and conflicts that weaken the use of this space. Therefore, as a methodological strategy, observations were made in an ethnographic perspective to interpret the behaviors, attitudes and speeches of different users of  the Módulo da Praia de Camburi (MPC) [Camburi Beach Module] belonging to the APPI program. The results indicate that the MPC consists of a heterogeneous public. The main results show that the structure and location, sociability practices and belonging relationships (elements as concern about maintaining the MPC and the MPC as just a place to go), influence the use and appropriation of this space.


Palavras-chave


Academias de Ginástica; Centros de Convivência e Lazer; Idoso; Atividades de Lazer.

Texto completo:

PDF


Indexadores

          

 

Bases de dados

                    


Apoio