Corpo Joystick

Cinema, Videogames e Estilo de Vida Ativo

Autores

  • Mateus David Finco Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alex Branco Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.642

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Jogos de vídeo, Estilo de Vida, Cinema como Assunto

Resumo

Este ensaio trata do processo de inserção do videogame na cultura contemporânea, enfatizando as mudanças na interação humano máquina produzidas pelas diferentes gerações de jogos eletrônicos. O texto está dividido tem três grandes partes: (1) a primeira trata dos "suspenses de abdução virtual", uma série de filmes produzidos nos anos 1980 com enredo na linha “corpos reais transportados para dentro dos jogos virtuais”; (2) a segunda mostra o processo de incorporação da movimentação corporal aos consoles que leva ao surgimento dos exergames nos anos 1990; (3) e a terceira apresenta o jogo Wii Fit da Nintendo como um dos dispositivos eletrônicos mais bem sucedidos no processo de transformação dos exergames em produto de uso doméstico com vistas à introjeção de um estilo de vida ativo.

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Publicado

2013-09-20

Como Citar

Finco, M. D., & Fraga, A. B. (2013). Corpo Joystick: Cinema, Videogames e Estilo de Vida Ativo. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 16(3). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.642

Edição

Seção

Artigos de Revisão