A psicologia humanista veiculada pela revista “Psicologia Atual”, de 1977 a 1986

Autores

  • Felipe Sacomano Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Nilton Júlio de Faria Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

psicologia humanista, terapia centrada no cliente, gestalt-terapia, psicodrama

Resumo

A expansão dos cursos de Psicologia e a aceitação social desta ciência e profissão no Brasil, a partir da década de 70 do século passado, possibilitaram a criação de veículos de comunicação que facilitassem a difusão de conhecimentos e de fazeres psicológicos. A revista Psicologia Atual começou a ser publicada em 1977 e perdurou até 1986, sob a responsabilidade do Grupo Editorial Spagat. A presente pesquisa teve por objetivos identificar diferentes conteúdos associados à Psicologia Humanista publicados na revista, as diferentes abordagens teóricas veiculadas por ela, os seus proponentes e depreender significados que lhe eram atribuídos. Os conteúdos identificados foram categorizados em artigos, entrevistas, publicidade e reportagem. A seguir foram identificadas abordagens teóricas às quais as inserções se referiam. Os dados foram analisados pelo método descritivo-interpretativo. Os resultados indicaram um expressivo número de publicidade, em diferentes modalidades.  A maior parte delas se referia ao Psicodrama, seguido pela Gestalt-Terapia e pela Abordagem Centrada na Pessoa. Em menor número, identificaram-se artigos e reportagens que tratavam de temas contemporâneos à época. Conclui-se que a difusão da Psicologia Humanista, por vezes estava associada à práticas corporais ou não psicológicas e que representou uma possibilidade de liberdade de expressão frente ao cenário político daquele contexto histórico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Sacomano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

graduando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Nilton Júlio de Faria, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente do curso de Psicologia da Puc-Campinas. Coordenador e docente do SatoriGT – Centro de Estudos e Pesquisa em Gestalt-terapia de Campinas. Gestalt-terapeuta.

Referências

Antunes, M. A. M. (1998). A psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua contribuição. São Paulo: Unimarco/Educ.

Ariès, P. (2013). O Tempo da História (R. L. Ferreira, Trad.).São Paulo: Unesp. (Original publicado entre 1946 e 1951).

Coimbra, C. (1995). Guardiães da Ordem: uma viagem pelas práticas psi no Brasil do “Milagre”. Rio de Janeiro: Oficina do Autor.

De Luca, T. R. (2011). História dos, nos e por meio dos periódicos. Em C. B. Pinsky (Org.). Fontes Históricas (pp. 111-153). São Paulo: Contexto.

Figueiredo, L.C. (1991). Matrizes do Pensamento Psicológico. Rio de Janeiro: Vozes.

Gomes, W. B., Holanda, A. F. & Gauer, G (2004). História das Abordagens Humanistas em Psicologia no Brasil. Em M. Massimi (Org.). História da Psicologia no Brasil do Século XX (pp. 87-129). São Paulo: E.P.U.

Holanda, A. (2006). Questões sobre pesquisa qualitativa e pesquisa fenomenológica. Análise Psicológica, 24(3), 363-372. Recuperado em 26 de outubro de 2014, de http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000300010&lng=pt&tlng=pt.

Juliano, J. C. (1992). Gestalt-terapia: revisitando as nossas estórias. Revista de Gestalt, Instituto Sedes Sapientiae. 2(2), 16-17.

Mello, S. L. (1975). Psicologia e Profissão em São Paulo. São Paulo: Ática.

O‟Hara, M. (2013). Prefácio. Em V. Moreira (Org.). Revisitando as psicoterapias humanistas (pp. 11-15). São Paulo: Intermeios.

Suassuna, D. & Holanda, A.F. (2009). “Histórias” da Gestalt-terapia no Brasil. Curitiba: Juruá.

Downloads

Publicado

2014-10-29

Como Citar

Sacomano, F., & Faria, N. J. de. (2014). A psicologia humanista veiculada pela revista “Psicologia Atual”, de 1977 a 1986. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 27, 161–180. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6514

Edição

Seção

Artigos