Sobre a Revista

A revista Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico, vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais, existe desde o ano de 1974. Está dedicada às Ciências Naturais (ciências da terra, como a geografia e a geologia, e ciências da vida, tais como zoologia e a botânica). Na perspectiva abrangente da História Natural, a revista privilegia as interfaces entre estes ramos especializados, manifestas tanto na ecologia, quanto na paleontologia. A partir de 1976, a arqueologia – sobretudo pré-histórica – passou a ter um espaço importante na revista, justificada pelo fato de que estuda as populações do passado em seu aspecto tanto biológico, quanto cultural. Desta forma, a arqueologia evidencia as adaptações dos corpos e das sociedades ao meio ambiente, assim como sua influência sobre a natureza. Além de publicar pesquisas realizadas por profissionais ligados ao Museu e divulgar atividades realizadas no âmbito do Museu e do Jardim Botânico, a revista recebe contribuições externas.

Foco e escopo

A revista Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico está dedicada às Ciências Naturais: ciências da terra, como a geografia e a geologia; ciências da vida, tais como zoologia e botânica; e ciências do homem (inserido em seu contexto natural), como a arqueologia.

Política de acesso livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.