Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Os metadados da submissão foram corretamente preenchidos, incluindo nome, e-mail, vínculo institucional e resumo da biografia de todos os autores.
  • O manuscrito apresenta título, resumo e palavras-chave em português e em inglês ou espanhol.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do texto e da opção propriedades do Word, garantindo a avaliação às cegas.

Diretrizes para Autores

Política editorial

A revista Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico publica trabalhos originais e inéditos, sendo vedada a submissão simultânea a outro processo editorial.

Podem ser encaminhados trabalhos em português, espanhol e inglês.

Os conceitos e opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade dos autores.

No ato da submissão do trabalho, devem ser informados, nos metadados, os nomes de todos os autores, com vínculo institucional, e-mail e resumo da biografia.

Este periódico não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de trabalhos.

Sobre os tipos de trabalhos:

A revista Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico publica textos originais e inéditos que estejam relacionados à temática do periódico e também resenhas e entrevistas.

a) Artigo: deve incluir resumo e de três a cinco palavras-chave, além da tradução desses itens e do título para o inglês. Recomenda-se a extensão máxima de 30 páginas.

b) Resenha: deve tratar de livro publicado nos últimos três anos. Recomenda-se a extensão máxima de 5 páginas.

c) Entrevista: entrevista inédita com pessoas que possuam contribuições significativas para a área temática do periódico. Recomenda-se a extensão máxima de 10 páginas.

d) Notícias do Museu: atividades realizadas no âmbito do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

e) Pesquisa Jovem: seção destinada à publicação de artigos científicos de estudantes de graduação da UFMG; deve incluir resumo e de três a cinco palavras-chave, além da tradução desses itens e do título para o inglês; deve indicar um(a) docente como orientador(a) do trabalho; recomenda-se a extensão máxima de 15 páginas.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Processo de avaliação pelos pares

Toda submissão é inicialmente analisada pelo editor-chefe, que avalia se o conteúdo do trabalho atende ao foco da revista. Caso atenda, o trabalho é encaminhado para avaliadores, que emitem um parecer. Os pareceres são retornados aos autores para adequação do artigo. Os autores, então, devolvem para análise do editor-chefe o artigo modificado. Se necessário, o artigo é reencaminhado para os avaliadores, que o aprovarão caso o artigo cumpra às exigências.

Artigos

Deve incluir resumo e de três a cinco palavras-chave, além da tradução desses itens e do título para o inglês ou espanhol. Recomenda-se a extensão máxima de 30 páginas.

Resenhas

Deve tratar de livro publicado nos últimos três anos. Recomenda-se a extensão máxima de 5 páginas.

Entrevista

Entrevista inédita com pessoas que possuam contribuições significativas para a área temática do periódico. Recomenda-se a extensão máxima de 10 páginas.

Notícias do Museu

Atividades realizadas no âmbito do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Pesquisa Jovem

Seção destinada à publicação de artigos científicos de estudantes de graduação da UFMG; deve incluir resumo e de três a cinco palavras-chave, além da tradução desses itens e do título para o inglês; deve indicar um(a) docente como orientador(a) do trabalho; recomenda-se a extensão máxima de 15 páginas.