Os Temas de Pesquisa que Orbitam o Enfoque CTS: Uma Análise de Rede sobre a Produção Acadêmica Brasileira em Ensino

Thiago Brañas de Melo, Fernanda Costa da Cruz de Pontes, Marcia Bengio de Albuquerque, Marco Aurelio Ferreira Brasil da Silva, Alvaro Chrispino

Resumo


Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) é um enfoque que reconhece a ciência e a tecnologia como processos sociais complexos e que se instituiu na confluência de diversos campos de pesquisa. Este artigo tem como objetivo identificar quais temas de pesquisa apresentam uma aproximação à CTS na produção acadêmica brasileira da área de Ensino. Para tanto, optamos, como ferramenta metodológica, pela utilização da Análise de Rede sobre as palavras-chave de 144 artigos publicados em periódicos da área. Ao visualizar a rede, a imagem gerada se assemelhou a um orbital, apresentando CTS no núcleo e as outras 173 palavras-chave a seu redor. Baseado nas medidas de centralidade dessa rede, identificamos as vinte palavras-chave mais relevantes, que compuseram um conjunto de temas de pesquisa conectados à CTS. A análise qualitativa desse conjunto gerou uma revisão da produção brasileira de Ensino CTS.

Palavras-chave


Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS); Análise de Rede; orbital de palavras-chave; periódicos de Ensino; CTS Brasil.

Texto completo:

PDF

Apontamentos



Direitos autorais 2016 Fernanda Costa da Cruz de Pontes, Marcia Bengio de Albuquerque, Marco Aurelio Ferreira Brasil da Silva, Alvaro Chrispino

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional