Constituição e Mobilização de Saberes Docentes: Perscrutando Práticas de Professores de Biologia no Ensino Médio

Renata Confortin, Flávia Eloisa Caimi

Resumo


O presente estudo circunscreve-se no campo da epistemologia da prática e se justifica pela necessidade de apreender os processos de constituição profissional e de apropriação e mobilização de saberes dos professores, com vistas a analisar as práticas que se desenrolam no cotidiano das escolas e das salas de aula. No esforço de identificar as especificidades que caracterizam a prática de dois professores de Biologia no ensino médio, investigou-se como se constituem e mobilizam seus saberes docentes na confluência das experiências familiares, escolares, formativas e sociais. O caminho metodológico foi percorrido a partir da triangulação entre três procedimentos: a história de vida, a entrevista semiestruturada e a observação de aulas. Depreende-se, dos percursos desses professores, a influência de seus educadores ao longo da escolarização básica e superior. A experiência também ocupa lugar central na constituição de seus saberes enquanto professores de Biologia. No que concerne aos modos de mobilização de saberes, compreende-se que os percursos são muito particularizados em função,dentre outros fatores que apareceram menos evidentes, da fase em que se encontram na carreira. A professora experiente parece mobilizar saberes mais especificamente na gestão da classe, ao passo que o professor novato o faz na gestão da matéria. Ainda, evidencia-se que a prática destacada dos dois professores investigados é marcada pelo gosto de exercer a docência, por um profundo carinho pelos alunos, pela importância que atribuem ao ser professor, pela responsabilidade com que assumem a condução da sala de aula.


Palavras-chave


Professor Biologia; Ensino Médio; Formação de Professores; Saberes docentes.

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