A ciência implícita na literatura e suas possibilidades didáticas

Autores

  • Luís Paulo Piassi Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Palavras-chave:

Literatura, Ensino de Ciências, Leitura, Romance

Resumo

Obras literárias são produtos culturais de uma sociedade e dessa forma veiculam as preocupações e as questões que o contexto sócio-histórico impõem. Sob esse ponto de vista, em uma sociedade onde a ciência e a tecnologia desempenham um papel central, é de se esperar que os problemas, as formas de pensar e as concepções veiculadas nas obras apresentem aspectos ligados às discussões de ciência e tecnologia. Do ponto de vista educacional, cabe se perguntar em que medida a literatura pode proporcionar aos os estudantes visões de mundo complementares à pura racionalidade científica, levando a uma formação cultural mais ampla. No presente trabalho procuramos, através da análise de obras selecionadas, levantar alguns dos aspectos que a literatura pode proporcionar em termos de possibilidades didáticas. Para isso foram escolhidos dois romances de autores consagrados, a partir dos quais diferentes facetas foram exploradas, tomando-se como referência possíveis conteúdos ou abordagens de ensino de ciências em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Paulo Piassi, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, doutor em Educação, Livre-Docente em Artes, Cultura e Lazer pela USP. Atua nas áreas de Ensino de Ciências e Estudos Culturais.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Como Citar

Piassi, L. P. (2015). A ciência implícita na literatura e suas possibilidades didáticas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(1), 033–057. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4301

Edição

Seção

Artigos