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Diretrizes para Autores

Política editorial

A Revista Docência do Ensino Superior publica trabalhos originais e inéditos, não sendo permitida submissão simultânea a nenhum outro processo editorial. Após a publicação nesta Revista, os textos poderão ser submetidos a outros processos editoriais, sob a condição de conterem nota com a referência da publicação original.

Poderão ser encaminhados trabalhos em português, espanhol e inglês. Trabalhos em português deverão conter a tradução para o inglês do título, do resumo e das palavras-chave. Trabalhos em inglês deverão conter a tradução para o português do título, resumo e palavras-chave. Trabalhos em espanhol deverão conter a tradução desses elementos para o português e o inglês.

São de exclusiva responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidas, bem como a utilização de quaisquer elementos em seus trabalhos (reprodução de imagens, tabelas, citações, etc.).

Esta Revista publica trabalhos com, preferencialmente, até quatro autores. No ato da submissão do trabalho, devem ser informados os nomes de todos os autores, sendo que preferencialmente pelo menos um deve ter o título de doutor. Nos metadados da submissão, solicita-se inserir no campo "Resumo da biografia" um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras. 

Este periódico não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de trabalhos.


Sobre o processo de avaliação dos trabalhos:

Todos os trabalhos encaminhados para publicação serão submetidos à aprovação da Comissão Editorial, que decidirá sobre a sua adequação para encaminhamento ou não aos pareceristas. Os trabalhos serão avaliados somente se cumprirem integralmente os itens listados no Checklist para avaliação inicial de trabalhos. Textos em desacordo com as normas de publicação ou com a linha editorial da Revista Docência do Ensino Superior serão recusados pela Comissão Editorial.

Os trabalhos serão encaminhados às cegas a pelo menos dois pareceristas, que se orientarão por um roteiro de avaliação.

Para permitir a avaliação às cegas por parte dos pareceristas, é imprescindível que a versão enviada do trabalho não tenha identificação de autoria, inclusive no corpo do texto, rodapé, referências ou nas propriedades do arquivo. Nas citações e referências de obras dos próprios autores, deve se usar (AUTOR1, ano) apenas, sem apresentar título ou outras informações sobre a publicação, para preservar o anonimato. 

O resultado da avaliação feita pelos pareceristas pode ser:

a) Aceito: o parecerista poderá, a seu critério, fazer ou não comentários sobre o texto.

b) Aceito com revisões requeridas: o parecerista deverá apontar possíveis alterações a serem realizadas antes da publicação, com anotações no corpo do texto e/ou em relatório anexo. O texto não retornará ao parecerista, ficando a cargo da Comissão Editorial verificar se as pendências foram sanadas pelo autor durante o prazo especificado, assim como determinar a publicação ou não do texto.

c) Não aceito: o parecerista deverá apontar os itens que levaram à reprovação do texto, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futuras publicações.

Cabe destacar que o Conselho Editorial e o corpo de Pareceristas da Revista Docência do Ensino Superior são compostos por pesquisadores mestres e doutores vinculados à UFMG ou a outras instituições de ensino superior no Brasil e em outros países.


Sobre os tipos de trabalhos:

São publicados textos originais, com resultados de pesquisa, ensaios ou relatos de experiência, que abordam questões relacionadas à docência no ensino superior, como metodologias de ensino e de aprendizagem, desenvolvimento de materiais didáticos e recursos pedagógicos, estratégias de avaliação, entre outras, nas diferentes áreas do conhecimento. Também são aceitos para publicação resumos de teses e dissertações, entrevistas e resenhas.

a) Artigo: 1) resultados de pesquisa empírica ou teórica; 2) revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área; 3) relato de experiência; 4) ensaio. Deve vir acompanhado de resumo com extensão entre 120 e 150 palavras e de três a cinco palavras-chave. O artigo completo, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências, deve ter entre 3.000 e 5.000 palavras.

b) Resenha: texto que apresente leitura crítica de obras relevantes para a área temática da Revista e que tenham sido publicadas nos três últimos anos. Deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras.

c) Artigo de opinião: texto argumentativo, abordando tópicos relevantes na área temática da Revista, que expresse a opinião do autor dialogando com a produção científica da área. Deve vir acompanhado de resumo com extensão entre 120 e 150 palavras e de três a cinco palavras-chave. O artigo completo, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências, deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras.

d) Entrevista: entrevista inédita com pessoas que possuam contribuições significativas, seja pela sua prática, seja pela sua produção acadêmica, para a área temática da Revista. Deve ter entre 1.000 e 3.000 palavras.

e) Sucessos do Ofício: texto que preste homenagem a professores que sejam ou que tenham sido marcantes e/ou que tenham contribuído significativamente para a área temática da Revista.

f) Resumo de tese ou dissertação: deve estar vinculado à área temática da Revista, ser submetido pelo próprio autor da dissertação ou tese já defendida e trazer sua referência completa, normatizada pela ABNT.


Sobre a estrutura e a formatação dos trabalhos:

Os arquivos devem ser enviados em formato doc, docx, odt ou rtf, tamanho A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm.

1) Elementos pré-textuais:

Título: deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, em caixa alta, centralizado. Deve ter, no máximo, 20 palavras, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas. O subtítulo (se houver) deve vir precedido de dois-pontos (:) e também em caixa-alta.

Resumo: deve conter entre 120 e 150 palavras, apresentando os itens relevantes do artigo, como objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados/conclusões. Deve ser escrito em parágrafo único, em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado. 

Palavras-chave: mínimo 3 e máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto, escritas em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado.

Textos em português devem trazer, na primeira página, título, resumo e palavras-chave e, na segunda página, a tradução desses elementos para o inglês.

Textos em inglês ou em espanhol devem trazer, na primeira página, título, resumo e palavras-chave na língua do texto e, na segunda página, a tradução desses elementos para o português.Textos em espanhol devem trazer, na terceira página, a tradução desses elementos para o inglês.

2) Elementos textuais:

O texto do artigo deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Ressalta-se que essa é apenas uma orientação. Essas partes, conservando-se a ordem em que aparecem no texto, podem ser nomeadas de modo diferente e/ou conter subdivisões de acordo com a preferência dos autores.

a) Corpo do texto: fonte Times New Roman, tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento de 1,5 entre linhas, simples entre os parágrafos e duplo entre partes do texto;

b) Títulos das seções: fonte Times New Roman, tamanho 12, em caixa alta e negrito; alinhado à esquerda; não devem ser numerados.

c) Citações: deve-se seguir as normas da ABNT NBR-10520 para citações. Clique aqui para ver exemplos de citações.

d) Notas de pé de página (rodapé): devem ser restritas ao mínimo indispensável; devem ser numeradas sequencialmente; alocadas ao final da página correspondente. Fonte Times New Roman, tamanho 11, alinhamento justificado, com espaço simples dentro da nota e entre as notas.

e) Termos em língua estrangeira devem ser grafados em itálico. Caso seja preciso destacar alguma palavra ou frase, empregar também o itálico.

f) Recomenda-se a grafia dos números de um a dez por extenso, assim como das dezenas e centenas redondas (vinte, trezentos), e a grafia em algarismos para quaisquer idades (50 anos) e períodos de tempo (3 meses, 7 minutos, 80 anos).

g) Os recursos visuais (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, quadros e tabelas) devem trazer sua identificação na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. Na parte inferior, deve ser inserida a fonte. Caso o trabalho seja aprovado, poderá ser solicitado o envio dos recursos visuais no formato JPG com resolução acima de 300 dpi. Tabelas e quadros devem ser inseridos em formato de texto.

3) Elementos pós-textuais:

Referências: Deve-se referenciar apenas os textos/materiais citados no trabalho, seguindo as normas da ABNT NBR-6023 para referências. Clique aqui para ver exemplos de referências. Deve-se utilizar o itálico para o destaque dos títulos e, sempre que possível, informar os nomes dos autores por extenso.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  2. As abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica.

  3. A originalidade do trabalho está garantida, podendo, em caso de plágio, o(a) autor(a) responsável pela submissão responder judicialmente sob a acusação de Crime de Violação aos Direitos Autorais, segundo art. 184 – Código Penal.

  4. O trabalho cumpre integralmente os itens listados no Checklist para avaliação inicial de trabalhos.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.