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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Orientações aos autores

Política editorial

Revista Docência do Ensino Superior publica trabalhos originais e inéditos, não sendo permitida submissão simultânea a nenhum outro processo editorial. Após a publicação na Revista Docência do Ensino Superior, os textos poderão ser submetidos a outros processos editoriais, sob a condição de conterem nota com a referência da publicação original.

Poderão ser encaminhados trabalhos em português, espanhol e inglês. Trabalhos em português e espanhol deverão conter a tradução para o inglês do título, do resumo e das palavras-chave. Trabalhos em inglês, deverão conter a tradução para o português do título, resumo e palavras-chave.

São de exclusiva responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidas, bem como a utilização de quaisquer elementos em seus trabalhos (reprodução de imagens, tabelas, citações, etc.).

No ato da submissão do trabalho devem ser informados os nomes de todos os autores, sendo que pelo menos um deve ter o título de doutor. Ao realizar o cadastro de autores em nosso sistema, solicita-se inserir no campo "Resumo da biografia" um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras. A Revista Docência do Ensino Superior publica trabalhos com, preferencialmente, até 4 (quatro) autores.

Este periódico não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de trabalhos.

Sobre o processo de avaliação dos trabalhos:

Todos os trabalhos encaminhados para publicação serão submetidos à aprovação do Conselho Editorial, que decidirá sobre a sua adequação para encaminhamento ou não aos pareceristas. Textos em desacordo com as normas de publicação ou com a linha editorial da Revista Docência do Ensino Superior serão recusados pelo Conselho Editorial.

Os trabalhos serão encaminhados às cegas a pelo menos dois pareceristas, que se orientarão por um roteiro de avaliação.

Para permitir a avaliação às cegas por parte dos pareceristas, é imprescindível que a versão enviada do trabalho não tenha identificação de autoria, inclusive no corpo do texto, rodapé, etc.

O resultado da avaliação feita pelos pareceristas pode ser:

a) Aprovado sem ressalvas: o parecerista poderá, a seu critério, fazer ou não comentários sobre o texto.

b) Aprovado com ressalvas: o parecerista deverá apontar possíveis alterações a serem realizadas antes da publicação, com anotações no corpo do texto e/ou em relatório anexo. O texto não retornará ao parecerista, ficando a cargo do Conselho Editorial verificar se as pendências foram sanadas pelo autor durante o prazo especificado, assim como determinar a publicação ou não do texto.

c) Reprovado: o parecerista deverá apontar os itens que levaram à reprovação do texto, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futuras publicações.

Sobre os tipos de trabalhos:

São publicados textos originais, com resultados de pesquisa, ensaios ou relatos de experiência, que abordam questões relacionadas à docência no ensino superior, como metodologias de ensino e de aprendizagem, desenvolvimento de materiais didáticos e recursos pedagógicos, estratégias de avaliação, entre outras, nas diferentes áreas do conhecimento. Também são aceitos para publicação resumos de teses e dissertações, entrevistas e resenhas.

a) Artigo:  1) resultados de pesquisa empírica ou teórica; 2) revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área; 3) relato de experiência; 4) ensaio. Deve vir acompanhado de resumo com extensão entre 120 e 150 palavras e de três a cinco palavras-chave. O artigo completo, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências, deve ter entre 3.000 e 5.000 palavras.

b) Resenha: texto que apresente leitura crítica de obras relevantes para a área temática da Revista e que tenham sido publicadas nos três últimos anos. Deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras.

c) Artigo de opinião: texto sobre tópicos relevantes na área temática da Revista. Deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras.

d) Entrevista: entrevista inédita com pessoas que possuam contribuições significativas, seja pela sua prática, seja pela sua produção acadêmica, para a área temática da Revista. Deve ter entre 1.000 e 3.000 palavras.

e) Sucessos do Ofício: texto que preste homenagem a professores que sejam ou que tenham sido marcantes e/ou que tenham contribuído significativamente para a área temática da Revista.

f) Resumo de tese ou dissertação: deve estar vinculado à área temática da Revista, ser submetido pelo próprio autor da dissertação ou tese, ter extensão entre 350 e 500 palavras e trazer sua referência completa, normatizada pela ABNT.

Sobre a estrutura e a formatação dos trabalhos:

Os arquivos devem ser enviados em formato doc, odt ou rtf, tamanho A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm.

1) Elementos pré-textuais:

Título: Fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, em caixa alta e centralizado. O título deve ter, no máximo, 20 palavras. Deve vir acompanhado do título em inglês.

Resumo: em português, independentemente da língua em que o texto foi escrito. O resumo deve conter entre 120 e 150 palavras, ser escrito em parágrafo único,  em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado.

Palavras-chave: uma linha abaixo do resumo. Em português, independentemente da língua em que o texto foi escrito. Mínimo 3 e máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto.

Abstract: duas linhas abaixo das palavras-chave. O abstract deve ser escrito em parágrafo único, Times New Roman, tamanho 12, justificado.

Keywords: uma linha abaixo do abstract. Em inglês, independentemente da língua em que o texto foi escrito. Mínimo 3 e máximo 5 keywords, separadas por ponto.

2) Elementos textuais:

a) Corpo do texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento de 1,5 entre linhas, simples entre os parágrafos e duplo entre partes do texto;

b) Títulos das seções: Fonte Times New Roman, tamanho 12, em caixa alta e negrito; alinhado à esquerda; não devem ser numerados.

c) Citações: deve-se seguir as normas da ABNT NBR-10520 para citações.

d) Notas de pé de página (rodapé): devem ser restritas ao mínimo indispensável; devem ser numeradas sequencialmente; alocadas ao final da página correspondente. Alinhamento justificado, com espaço simples dentro da nota e entre as notas.

e) Termos em língua estrangeira devem ser grafados em itálico. Caso seja preciso destacar alguma palavra ou frase, empregar também o itálico.

f) Recomenda-se a grafia dos números de um a dez por extenso, assim como das dezenas e centenas redondas (vinte, trezentos), e a grafia em algarismos para quaisquer idades (50 anos) e períodos de tempo (3 meses, 7 minutos, 80 anos).

g) Conforme a norma ABNT NBR 14724, para apresentação de trabalhos acadêmicos, os recursos visuais (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, quadros e tabelas) devem trazer sua identificação na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. Na parte inferior, deve ser inserida a fonte. Caso o trabalho seja aprovado, poderá ser solicitado o envio dos recursos visuais no formato JPG com resolução acima de 300 dpi.

3) Elementos pós-textuais:

Referências: Deve-se referenciar apenas os textos/materiais citados no trabalho, seguindo as normas da ABNT NBR-6023 para referências.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. O texto está em fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  4. ATENÇÃO: Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  5. As abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica.
  6. A originalidade  do trabalho está garantida, podendo, em caso de plágio, o(a) autor(a) responsável pela submissão responder judicialmente sob a acusação de Crime de Violação aos Direitos Autorais, segundo art. 184 – Código Penal.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.