Tecnologias da informação e da comunicação na gestão e no ensino interdisciplinar de projetos de design: Arquitetura como estudo de caso

Ana Cecília Rocha Veiga

Resumo


Este artigo apresenta um método de ensino e gestão interdisciplinar de projeto (design) por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e do Building Information Modeling (BIM). O método foi desenvolvido e testado na disciplina Noções de Arquitetura e Urbanismo, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dentro da proposta, os alunos elaboram um projeto arquitetônico residencial, preferencialmente com a utilização de software BIM e, necessariamente, com a orientação/colaboração da professora por meio de um ambiente colaborativo. Constatou-se que, uma vez fornecidas as fontes e os subsídios para a obtenção do conhecimento de TIC e BIM, os discentes são capazes de adquirir grande autonomia. Verificaram-se, ainda, as vantagens e desvantagens da adoção de duas ferramentas da Autodesk®: a Revit® e a A360 Drive®. Ambas demonstraram-se eficientes na gestão de projetos de design no ensino. Por fim, discutiram-se as vantagens da inserção dessas tecnologias ainda na graduação, como forma de se reforçar a tendência, em nossa opinião positiva, de utilização delas no mercado de trabalho.


Palavras-chave


TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação. BIM – Building Information Modeling. Gestão de projetos.

Texto completo:

PDF

Referências


BARISON, Maria Bernadete; SANTOS, Eduardo Toledo. Ensino de BIM: Tendências atuais no cenário internacional. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 67-80, dez. 2011. DOI: 10.4237/gtp.v6i2.218.

BRISCOE, Danelle. BIM in the Academic Design Studio. In: DEAMER, Peggy; BERNSTEIN, Phillip G. (Org.) BIM in Academia. New Heaven: Yale School of Architecture, 2011.

COELHO, Sérgio Salles; NOVAES, Celso Carlos. Modelagem de informação para construção (BIM) e ambientes colaborativos para gestão de projetos na construção civil. In: VIII WORKSHOP BRASILEIRO DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 2008, São Paulo. Anais… São Paulo: USP, 2008.

LAVGRAFT. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2017.

MOODLE. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2017.

RUSCHEL, Regina C.; ANDRADE, Max Lira; MORAIS, Marcelo. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos? Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 151-165, abr./jun. 2013.

RUSCHEL, Regina C. et al. Building Information Modeling para Projetistas. In: FABRÍCIO, Márcio Minto; ORNSTEIN, Sheila Walbe (Org.). Qualidade no projeto de edifícios. São Carlos: ANTAC, 2010.

SIMÕES, Dora; PINHEIRO, Margarida. Uso das TIC em processos colaborativos de ensino e aprendizagem no ensino superior. Estudos do ISCA, Aveiro, v. 4, n. 7, p. 1-12, 2013.

VEIGA, Ana Cecília Rocha. Gestão de projetos de museus e exposições. Belo Horizonte: C/Arte, FAPEMIG, 2013.

VEIGA, Ana Cecília Rocha; ANDERY, Paulo Roberto Pereira. Ambientes colaborativos computacionais: SADP, SISAC e Buzzsaw em análise. In: SBQP – SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO E IX WORKSHOP BRASILEIRO DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 2009, São Carlos. Anais… São Carlos: USP, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Ana Cecília Rocha Veiga