Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Temporalidades é um periódico quadrimestral dos alunos de Pós-Graduação do Departamento de História da UFMG. Trata-se de um espaço voltado para a publicação de trabalhos originais produzidos por pesquisadores da área de História, ou que com ela dialoguem, sem restrição de titulação, apesar de voltar-se, preferencialmente, para um público constituído por alunos de pós-graduação de todo o Brasil e também do exterior. Tem por objetivo proporcionar um espaço de divulgação e debate de trabalhos acadêmicos na área de História, na forma de artigos, resenhas de livros, discussões historiográficas, entrevistas, transcrições comentadas, dentre outras modalidades que atendam aos critérios científicos da área.
  • Trata-se de um periódico sem fins lucrativos. Contamos com trabalho voluntário de toda a Equipe Editorial.
  • Não é cobrado nenhum tipo de taxa para submissão ou publicação. 
  • Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico. 
  • Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito.
  • A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
  • Temporalidades preza pela exogeniainternacionalização e pelo ineditismo no processo de publicação dos trabalhos.
  • Será contemplado preferencialmente 60% do espaço da revista para trabalhos de estudantes de pós-graduação, 20% para os de especialistas, mestres e doutores e os demais 20% para os de graduandos e graduados.

 

● A Temporalidades é quadrimestral e segue a ordem de publicação abaixo: 

  • Janeiro/Abril do ano vigente - o volume será publicado em maio.
  • Maio/Agosto do ano vigente - o volume será publicado em setembro.
  • Setembro/Dezembro do ano vigente - o volume será publicado em janeiro do próximo ano.


● Indexações (atualização em janeiro/2017):


● Avaliação QUALIS História: B4 (2015)

 

Políticas de Seção

Carta ao leitor

Editores
  • Jéssica Bley da Silva Pina
  • Felipe Malacco
  • Gislaine Pinto
  • Ana Carolina Rezende Fonseca
  • Isabela Rosa
  • João Teófilo
  • Henrique Vertchenko
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Livres

Espaço dedicado à publicação de trabalhos conclusos ou com conclusões parciais sob forma de artigo, resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica. Os textos devem ser inéditos em periódicos de qualquer espécie, bem como em capítulos de livros (publicados ou no prelo). O fluxo para recebimento de Artigos Livres é contínuo.

Os trabalhos submetidos devem ter no máximo 25 laudas e, no mínimo, 10 laudas (gentileza consultar as nossas Instruções para Colaboradores).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

A cada número da Revista Temporalidades será escolhido um eixo central que comporá as discussões do Dossiê Temático, reunindo artigos que dialoguem com a proposta em vigência. Os trabalhos submetidos devem ter no máximo 25 laudas e, no mínimo, 10 laudas (gentileza consultar as nossas Instruções para Colaboradores).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Local destinado à publicação de resumos críticos de livros na área de História ou disciplinas afins, publicados há no máximo dois (2) anos. Devem ter no máximo 04 laudas e, no mínimo, 02 laudas (ver item 6 das Instruções para Colaboradores).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Serão aceitas traduções de textos inéditos para a língua portuguesa, devidamente acompanhadas da autorização de tradução do texto original. Tipo de tradução realizada: completa, parcial ou abreviada. Máximo 10 laudas (ver item 7 das Instruções para Colaboradores).
 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Transcrição Documental Comentada

A Revista Temporalidades, na seção de transcrição documental comentada, tem como objetivo publicar fontes inéditas e de relevante contribuição para os estudos históricos. Aceitaremos somente transcrições realizadas na íntegra, sendo que não há limites de páginas para o documento transcrito (ver item 8 das Instruções para Colaboradores).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Temporalidades aceita apenas trabalhos oriundos de pesquisa original e inédita, que não estejam em processo de publicação em outros periódicos. Os mesmos devem seguir rigorosamente as nossas normas de publicação. No caso de divergências com as normas, o trabalho será recusado e a negativa será comunicada via e-mail. O(A) autor(a) poderá submeter uma nova versão, devidamente corrigida do mesmo, a qualquer momento.

  • Todos os trabalhos submetidos nesta plataforma são avaliados pelo sistema double-blind peer review. Os textos deverão ser enviados sem qualquer identificação dos autores.

  • O Conselho Editorial faz uma triagem inicial das colaborações recebidas, de modo a evitar que textos com algum tipo de identificação autoral, ou que não atendam aos padrões mínimos de qualidade científica, que contenham algum indício de plágio ou, ainda, que fujam à proposta editorial da revista, sejam enviados aos pareceristas.

  • As submissões deverão ser realizadas unicamente por esta plataforma. Não aceitaremos artigos via e-mail.

As propostas de artigo serão enviadas para dois (2) pareceristas e as de Transcrição, Tradução e Resenha para, pelo menos, um (1) parecerista. Havendo divergências entre os pareceres, um terceiro avaliador será consultado.

O processo de avaliação tem uma duração média de vinte e sete (27) dias a contar da submissão. Fatores como férias escolares, recessos, disponibilidade dos avaliadores, bem como avaliações muito divergentes de um mesmo artigo podem eventualmente estender este prazo. 

 

As avaliações disponíveis na Temporalidades são:

1. ACEITO, sem modificações necessárias.

2. ACEITO, com correções obrigatórias: essa opção não implica no retorno da nova versão do texto ao parecerista; o Conselho Editorial avaliará se as correções foram realizadas satisfatoriamente.

3. REAVALIAÇÃO, devendo ser submetido a uma nova rodada de avaliaçãoo(a) autor(a) terá cinco (5) dias para fazer as modificações solicitadas. O texto corrigido será novamente encaminhado aos pareceristas, determinando se as alterações foram acatadas e se o artigo está apto a ser publicado.

4. RECUSADO: não caberá nenhum tipo de recurso.

 

O processo de publicação obederá à periodicidade da revista e aos critérios de proporcionalidade já descritos: 60% do espaço de cada edição é destinado aos trabalhos de estudantes de pós-graduação; 20% aos trabalhos de especialistas, mestres e doutores; 20% aos trabalhos de graduandos e graduados. Também serão observados critérios de exogenia, com um mínimo de 70% das colaborações publicadas sendo alheias à instituição promotora da revista.

  • A revista não é obrigada a publicar todos os textos que recebe, mesmo quando aprovados de acordo com as regras explicitadas acima.

  • Se por motivos diversos o(a) autor(a) desejar a retirada do seu artigo da editoração da Temporalidades, deverá entrar em contato pelo e-mail temporalidades@gmail.com para comunicar a desistência do processo. O trabalho será rejeitado e arquivado.

 

Periodicidade

Quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Sistema de armazenamento LOCKSS ativo.

 

Conselho Editorial

O Conselho Editorial da Revista Temporalidades é composto pelos alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Além destes, a equipe conta com a participação de um professor do Departamento de História da UFMG na função de Editor Chefe, que age como mediador, observador e conselheiro. Porém, o Editor Chefe deve conservar e considerar a autonomia dos discentes na direção do periódico.

Cada Conselho permanece à frente do periódico pelo período de doze meses. Os membros são escolhidos obedecendo as regras explicitadas no Regimento da Temporalidades. A Revista estuda a melhor maneira de garantir a exogenia do seu Conselho, como parte das recomendações da CAPES e dos mecanismos internacionais de indexação, algo que será aplicado em breve.


● CONSELHO EDITORIAL (2017)

Ana Carolina Rezende Fonseca
Felipe Silveira de Oliveira Malacco
Gislaine Gonçalves Dias Pinto
Henrique Brener Vertchenko
Isabela Cristina Rosa
Jéssica Bley
João Batista Teófilo Silva

 

● EDITOR CHEFE: Prof. Dr. Magno Moraes Mello (PPGH - UFMG)

 

 

Conselhos Anteriores (2009-2016)

● CONSELHO EDITORIAL (2016)

Átila Augusto Guerra de Freitas
Isabela de Oliveira Dornelas
Marcus Vinicius Reis
Marina Helena Meira Carvalho
Natália Ribeiro Martins

Pedro Henrique Resende
Thiago Henrique Oliveira Prates

● CONSELHO EDITORIAL (2015)

Cássio Bruno de Araújo Rocha
Igor Barbosa Cardoso
Márcio Mota Pereira
Maria Visconti Sales
Rafael Vinicius da Fonseca Pereira
Valdeci da Silva Cunha

● CONSELHO EDITORIAL (2014)

Bruno Vinícius Leite de Morais
Kellen Cristina Silva
Lucas Madsen da Silveira
Mateus Rezende de Andrade
Polyana Valente Vareto
Regina Mendes de Araújo
Rute Guimarães Torres
Virgílio Coelho de Oliveira Junior

● CONSELHO EDITORIAL (2013)

Danilo Araújo Marques
Débora Cazelato de Souza
Deise Simões Rodrigues
Geovano Moreira Chaves
Igor Tadeu Camilo Rocha
Raul Amaro de Oliveira Lanari

● CONSELHO EDITORIAL (2012)

Ana Marília Carneiro
Deborah Cristine Silva Gomes
Fabiana Léo Pereira Nascimento
George Silva do Nascimento
Lorena Lopes da Costa
Taciana Almeida Garrido de Resende

● CONSELHO EDITORIAL (2011)

André Cabral Honor
Emilly Joyce Oliveira Lopes Silva
George Fellipe Zeidan Vilela Araújo
Luís Fernando Amâncio Santos
Mateus Alves Silva
Paloma Porto Silva

● CONSELHO EDITORIAL (2010)

André Mascarenhas Pereira
Carolina Marotta Capanema
Marcio dos Santos Rodrigues
Paula Elise Ferreira Soares
Rangel Cerceau Netto

● CONSELHO EDITORIAL (2009)

Adriano Toledo Paiva
Alex Alvarez Silva
Clarissa Teixeira Fazito Rezende
Francismary Alves da Silva
Gabriel da Costa Ávila
Henrique Rafael Apolinário Costa
Martha Rebelatto
Natascha Stefania Carvalho Ostos

 

Conselho Consultivo Internacional

Claudia Damasceno Fonseca (Universidade Paris 3-Sorbonne Nouvelle)
Fatima Sebastiana Gomes Lisboa (Université PaulValéry, Montpellier III)
Fernanda Olival (U. Évora)
Fernando Jesus Bouza Alvarez (Universidad Complutense de Madrid - UCM)
Hal Langfur (University of Buffalo)
Hernán Pas (Universidad Nacional de La Plata)
José Manuel Santos (Universidad de Salamanca)
Mafalda Soares da Cunha (U. Évora)
Nuno M. M. P. Tarouca Camarinhas (UNL)
Pedro António de Almeida Cardim (UNL)
Roberta Giannubilo Stumpf (Centro de História do Além-Mar – CHAM)
Seth W. Garfield (University of Texas)