Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Trabalho & Educação é uma revista quadrimestral, publicada pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem por objetivos centrais:

  • Favorecer o intercâmbio entre os pesquisadores do campo de pesquisa em Trabalho e Educação e seus respectivos eixos temáticos em âmbito nacional e internacional;
  • Estimular os vínculos do campo de pesquisa em Trabalho e Educação com a Sociedade Civil.

A iniciativa de publicação parte da premissa de que a revista contribua para o debate em relação às problemáticas próprias do campo de pesquisa em Trabalho e Educação, para a divulgação e socialização do conhecimento produzido nesse campo e para a formação acadêmica de docentes e pesquisadores da Área da Educação. Dentre outras, as problemáticas a seguir:

  • Educação Profissional e Tecnológica
  • Trabalho e Profissionalização Docente
  • Movimentos Sociais, Sindicatos, Trabalho e Educação
  • Trabalho, Políticas Públicas e Formação Humana
  • Linguagem e Trabalho
  • Filosofia e Trabalho
  • Educação a distância
  • Tecnologias e trabalho docente
  • Educação e Trabalho
  • Trabalho e Educação no Campo
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Formação de Trabalhadores
  • Ergologia, ergonomia, análise da atividade do trabalho
  • Formação de Professores
  • Condições de Trabalho e saúde do trabalhador
  • Saberes, Valores e Competências no Trabalho

Na análise dos trabalhos submetidos à publicação na revista é considerada, entre outros aspectos sua contribuição ao debate das temáticas e à produção do conhecimento no campo de pesquisa em Trabalho e Educação.

 

 

Políticas de Seção

ARTIGOS

A Revista publica nesta seção trabalhos científicos/acadêmicos originais, inéditos, redigidos em português, espanhol, francês ou inglês. As temáticas tratadas nos artigos devem ter relação com o campo de pesquisa em trabalho e educação e os mesmos devem atender às normas de publicação da Revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESUMOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à publicação devem ser inéditos para publicação em periódicos e as submissões de textos que estiverem em processo de análise em outro veículo serão desconsideradas.

A Revista Trabalho & Educação publica, sobretudo, trabalhos em língua portuguesa. Os originais submetidos para publicação, no entanto, poderão ser redigidos também em espanhol, francês ou inglês. Os trabalhos submetidos nas línguas francesa e inglesa -- já revisados em seu idioma de origem -- , uma vez aprovados e sendo inéditos, serão traduzidos para o português, revistos pelas(os) autores(as) e publicados em espelho, ou seja: no idioma de origem e em correspondente tradução em português. Os artigos em língua espanhola serão publicados no idioma de origem, , atendidas as normas de publicação.

Nesse processo, os autores são responsáveis pela originalidade e pela veracidade do conteúdo apresentado nos trabalhos, sendo que as revisões ortográfica, gramatical e bibliográfica deverão ser feitas antes da submissão dos textos para publicação, observando as normas de publicação da revista. Uma primeira análise das submissões verificará sua adequação a essas normas, sendo recusados e os autores orientados a proceder nova submissão, caso ainda seja de seu interesse.

A(o) primeira(o) autor(a) será notificada(o) assim que o texto submetido for encaminhado para avaliação. Esta será realizada sem identificação dos autores, mediante a análise de dois pareceristas da área relacionada à problemática tratada. No caso de divergências, um terceiro parecerista será consultado. Uma notificação acerca do parecer final deverá ser enviada e, em caso de parecer condicionado a modificações no texto, o autor terá um prazo estipulado pelo editor responsável para enviar as modificações, consideradas as demandas apresentadas. O referido texto será, automaticamente, considerado não publicável, caso não sejam cumpridos os prazos acordados.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores da Revista

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação / CIBEC/INEP / MEC (http://portal.inep.gov.br/pesquisathesaurus)

DIADORIM/IBICT – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras. (http://diadorim.ibict.br)

SEER/IBICT – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://seer.ibict.br)

SUMÁRIOS.ORG – Sumários de Revistas Brasileiras (http://www.sumarios.org)

DOAJ – Directory of Open Access Jounals / Suíça (http://www.doaj.org)

EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Alemanha (http://ezb.uni-regensburg.de)

IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación / Universidad Nacional Autónoma de México). (http://www.iisue.unam.mx/seccion/bd_iresie/)

LATINDEX (UNAM) – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal (http://www.latindex.unam.mx)

OEI – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (http://www.oei.es/br35.htm)