QUE ESPAÇO PARA A FILOSOFIA DA TÉCNICA NA ANÁLISE DO TRABALHO? / What is the role of Philosophy of the Techniques in the analysis of work?

Adriano Rufino

Resumo


O presente artigo analisa, em geral, o lugar da Filosofia no debate das questões da vida social, político-económica a partir do Moçambique actual e, de maneira específica, problematiza a intervenção da Filosofia na análise do trabalho, visto aqui como condição para a transformação da sociedade. Desta forma, o artigo critica o classicismo que confina a Filosofia à simples contemplação da realidade e, fazendo intervir a perspectiva epistemológica, sugere a inclusão problemática do conceito de técnica nos debates epistemológico-filosóficos; a perspectiva ergológica é vista como base dos processos de transformação social.

Palavras-chave


Técnica; Atividade; Ergologia; Epistemologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexação:

                       

 

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação / CIBEC/INEP / MEC

DIADORIM/IBICT – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras

SEER/IBICT – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas

SUMÁRIOS.ORG – Sumários de Revistas Brasileiras

EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Alemanha

IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación / Universidad Nacional Autónoma de México)

LATINDEX (UNAM) – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal

OEI – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura