GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA: ENTRE O PASSADO E O FUTURO / Technological graduation: between the past and the future

Luciane Ferreira Mocrosky, Maria Aparecida Viggiani Bicudo

Resumo


Por graduação tecnológica entende-se os cursos superiores discutidos e ofertados no contexto da Educação Profissional, onde são enfatizadas a formação em segmentos especializados das mais diversas áreas de atuação profissional. No que diz respeito ao setor industrial, os egressos destes cursos, no cotidiano dos seus afazeres profissionais, encontram-se muito próximos ao trabalho efetuado por engenheiros. Essa proximidade que poderia colaborar com a definição de características básicas de cada uma destas graduações tem servido de fundo para falar da incompletude de cursos que têm duração e elenco de conteúdo diversificados do tradicionalmente praticado nas universidades, de modo que o destaque tem se revelado mais pela redução de carga horária e conteúdo do que pela importância de cada aspecto na organização curricular. Com o intuito de nutrir o debate que vem acontecendo há aproximadamente quatro décadas, sobre a organização dos cursos inseridos no nível superior da educação profissional, neste texto, expomos características básicas da graduação tecnológica. Apontamos que essa elaboração curricular contempla o entendimento sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como as orientações advindas do conselho profissional que legitima a formação no mundo do trabalho. Evidenciamos aspectos que favorecem o entendimento da graduação tecnológica, iluminando o que regulamenta a profissão, apresentadas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia por este conselho ter uma atuação marcante no percurso de reconhecimento do tecnólogo na sociedade brasileira, no que tange ao exercício das profissões por ele abrangidas.


Palavras-chave


Educação Profissional; Graduação Tecnológica; Organização Curricular

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexação:

                       

 

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação / CIBEC/INEP / MEC

DIADORIM/IBICT – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras

SEER/IBICT – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas

SUMÁRIOS.ORG – Sumários de Revistas Brasileiras

EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Alemanha

IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación / Universidad Nacional Autónoma de México)

LATINDEX (UNAM) – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal

OEI – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura