A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL

Maria Luiza de Lima Vitule

Resumo


No final do século XX o mundo se transforma novamente. Os desdobramentos do capitalismo em sua forma de acumular riquezas, desafiam a prática e o pensamento social. Novas possibilidades trazidas pela ciência e pela técnica transformam as condições de existência social de indivíduos e coletividades, em todo o planeta. Os sistemas de comunicação por satélite e por cabo, aliados às novas tecnologias de informação e à microeletrônica, possibilitam a conexão em tempo real, dos mercados, das finanças eda produção. As transformações que estão ocorrendo no interior do capitalismo inauguram, de forma intensa ou mediatizada, uma nova forma de estar no mundo. Chesnais, ao tratar esse processo em curso, privilegia em sua análise o movimento do capital financeiro, que tem como cenário o mundo.

Palavras-chave


Capitalismo; Mundialização; Novas tecnologias

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BBE – Bibliografia Brasileira de Educação / CIBEC/INEP / MEC

DIADORIM/IBICT – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras

SEER/IBICT – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas

SUMÁRIOS.ORG – Sumários de Revistas Brasileiras

EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Alemanha

IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación / Universidad Nacional Autónoma de México)

LATINDEX (UNAM) – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal

OEI – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura