CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / Teachers working conditions in higher education in private net work in the form of distance education

Inajara de Salles Viana Neves

Resumo


De acordo com Harvey (1998), a sociedade sofreu um momento de mudanças significativas no que diz respeito as práticas culturais, políticas e econômicas. Para esse autor, essas mudanças iniciaram-se por volta das três décadas finais do século XX, e encontram-se imbricadas à constituição de modos mais flexíveis de acumulação do capital. No contexto dessa emergência, surgem as novas tecnologias que alteram de modo significativo a maneira como as pessoas se relacionam, tanto no âmbito profissional como pessoal. Nessa perspectiva pode-se considerar que as TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) tornaram-se elemento essencial nas relações de produção e de trabalho. No campo educacional percebe-se com maior visibilidade a influência desses novos aparatos tecnológicos e inovações nas relações de trabalho. No bojo das novas exigências demandadas pelo processo de globalização e ou mundialização da economia, a profissão docente assim como as demais profissões se vêem obrigadas a uma adequação e incorporação de habilidades e competências no manuseio das tecnologias digitais da informação e da comunicação. No final da década de 1990 e início do século XXI no Brasil, há a expansão de oferta de cursos na modalidade a distância. E diante dessa modalidade de ensino, surge o tutor/professor virtual. Esses profissionais desenvolvem atividades docentes de diferentes modos, e em diferentes contextos. O recorte dessa pesquisa investigou profissionais tutores e docentes com vínculo empregatício...

Palavras-chave


Trabalho docente; Educação a Distância; Condições de trabalho

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