EDITORIAL

Rosely Carlos Augusto, A. Vitor Guimarães

Resumo


Sair da ideia e torná-la obra "leva tempo e pede liberdade". Assim me descreveu o processo de aprendizagem um camponês, assentado nos gerais do Norte de Minas. Da mesma forma, a ideia deste Dossiê Trabalho e educação: diversidade e lutas sociais no campo foi explicitada no decorrer do VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação, realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação - NETE, da FaE/UFMG, no final de agosto de 2011. A temática do Simpósio foi Trabalho, política e formação humana: desafios e tendências da formação profissional em defesa do público e, na ocasião, chamamos a atenção para o crescimento de um movimento nacional por uma educação do campo, que vem buscando, nas duas últimas décadas, superar a invisibilidade histórica da temática do trabalho na agricultura e da educação na realidade do campo brasileiro. Podemos dizer que há uma identidade teórica e política do movimento nacional por uma educação do campo, que busca articular as lutas camponesas por terra e a reforma agrária com suas experiências de educação escolar e não-escolar, com a perspectiva apontada na história da criação do NETE, também inaugurada na década de 90.

 


Palavras-chave


Dossiê; Trabalho e educação; Campo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BBE – Bibliografia Brasileira de Educação / CIBEC/INEP / MEC

DIADORIM/IBICT – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras

SEER/IBICT – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas

SUMÁRIOS.ORG – Sumários de Revistas Brasileiras

EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Alemanha

IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación / Universidad Nacional Autónoma de México)

LATINDEX (UNAM) – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal

OEI – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura