ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA / Teaching, research and local development in workers training

Naira Lisboa Franzoi, Maria Clarice de Oliveira

Resumo


O artigo trata da pesquisa como princípio educativo na formação de trabalhadores. Defende-se que a construção de conhecimento e tecnologia, quando entrelaçados com projetos de desenvolvimento local, é capaz de promover um desenvolvimento social e não apenas a formação para o mercado de trabalho. Resulta de investigação realizada sobre o projeto desenvolvido pelos alunos - trabalhadores da fumicultura - do Curso Técnico em Agricultura e Ensino Médio da Escola Estadual Técnica de Agricultura (EETA), na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O projeto foi desenvolvido como alternativa à produção de fumo. Como base teórica, utilizam-se contribuições da ergologia e conceitos freireanos no que diz respeito à conexão entre pesquisa como princípio educativo, saberes da experiência dos trabalhadores e desenvolvimento local. Para a produção dos dados foi feito um acompanhamento ao projeto dos alunos, além de entrevistas semiestruturadas com os alunos e a professora orientadora da pesquisa e análise de conteúdo das narrativas autobiográficas elaboradas pelos dois alunos na matrícula orientada.

Palavras-chave


Educação profissional; Saberes do trabalho; Desenvolvimento local

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