“OCUPAR, RESISTIR E PRODUZIR, TAMBÉM NA EDUCAÇÃO!” O MST E A BUROCRACIA ESTATAL: NEGAÇÃO E CONSENSO / "Occupy, resist and produce, also in education!" The MST and the state bureaucracy: denial and consensus

Arlete Ramos dos Santos

Resumo


O objetivo desse trabalho é analisar a gestão educacional do MST, sob o enfoque da burocracia estatal capitalista, como elemento de contradição, tendo em vista que esse Movimento luta por um paradigma de sociedade que diverge do Estado. A pesquisa foi realizada em nove regionais do MST na Bahia, a saber: Norte, Nordeste, Sul, Sudoeste, Baixo Sul, Extremo Sul, Recôncavo Baiano, Chapada Diamantina e Oeste. Para tanto, buscou-se identificar como a burocracia estatal se insere no processo educativo do MST, por meio dos instrumentos de base racional-legal, levando em consideração as perspectivas weberiana e marxista. Foi também analisado se a gestão implementada nas escolas de assentamentos e acampamentos do MST - BA é autoritária ou democrática, buscando evidenciar quais os desafios e conflitos vivenciados pelo gestor da educação no Movimento, uma vez que ele faz os papéis de diretor/coordenador junto à burocracia estatal (Secretaria Municipal de Educação), na qual predomina a proposta de educação do capital, e de militante junto ao setor de educação do MST...

Palavras-chave


Burocracia; Capitalismo; Gestão educacional; Movimento social; MST; Trabalho coletivo; Socialismo

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