A NOÇÃO DE QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADEMICA DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO/ANPED / The labour qualification concept in education research: an analysis of production of academic GT Labour and Education/ANPE

Wanderson Ferreira Alves, Néri Emílio Soares Júnior

Resumo


O presente estudo tem o objetivo de analisar a apropriação da noção de qualificação do trabalho nos estudos e pesquisas apresentados no GT Trabalho e Educação nas Reuniões Científicas Nacionais da ANPEd no intervalo de 10 anos (2004 - 2013). No decorrer desse período foram apresentados 145 trabalhos, mas tão somente 15 podem ser descritos como trabalhos que abordam a qualificação. No conjunto desses autores, poucos são os que articulam quadros conceituais e analíticos que evidenciam a apreensão da problemática da qualificação. Ademais, os trabalhos apresentam limitações teóricas e  metodológicas importantes. O texto finaliza apontando que a área da educação muito ganharia com a melhor compreensão do que a sociologia do trabalho desenvolveu sobre esse tema e categoria de análise.

Palavras-chave


Qualificação do trabalho; Trabalho docente; Trabalho e educação

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