EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE RESTRIÇÃO E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NO BRASIL: QUESTÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS | Education for youth and adults in restrict and private situation of liberty in Brazil: theoretical, political and pedagogical issues

Elionaldo Julião

Resumo


Education and work are understood in Brazil today as a social duty and condition of human dignity to youth and adults in situation of restriction and deprivation of liberty. Considering these issues, this article, based on a criticizes conception on the role of the prison system in contemporary society, aims to analyze its theoretical, political and pedagogical perspectives, mainly dialoguing with concepts to safeguards of rights, public policies, institutional incompleteness, socialization and socioeducation. In summary, based on the analysis of the Brazilian experience of education implemented in the prison environment It proposes to invest in the discussion of the main issues which involve today the subject in contemporary society. 

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A educação e o trabalho são compreendidos no Brasil hoje como dever social e condição de dignidade humana para os sujeitos jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade. Levando em consideração tais questões, este artigo, fundamentado em uma concepção crítica sobre o papel do sistema penitenciário na sociedade contemporânea, tem como objetivo analisar suas perspectivas teóricas, políticas e pedagógicas, principalmente dialogando com os conceitos relacionados a garantia de direitos, políticas públicas, incompletude institucional, socialização e socioeducação. Em síntese, a partir da análise da experiência brasileira de educação implementada no ambiente prisional, propõe-se investir na discussão sobre as principais questões que envolvem hoje o tema na sociedade contemporânea. 



Palavras-chave


Educação para Jovens e Adultos em situação de restrição e privação de liberdade; Educação prisional; Políticas de educação; Education for youth and adults restriction situation and deprivation of liberty; Prison education; Education policies

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