A CATEGORIA INSERÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO RELATO DOS EGRESSOS DA UFPR - SETOR LITORAL | The labor Insertion category: an analysis from graduates reports of the UFPR - Coastal Sector

Adriana Lucinda de Oliveira, Luiz Everson da Silva

Resumo


The present article has as reference the reality of the graduates of the first four courses of the Coastal Sector of UFPR, this campus was created in 2005 through the process of expansion of the Brazilian universities. The results of our study point to the understanding of the professional insertion category as a multifaceted process that involves obtaining a job and a professional and contractual situation, constituted and influenced by a series of other elements such as social, political and economic characteristics of the region, the demands of the labor market, the initiatives of articulation of policies of education, youth and work, access to Higher Education institutions. The graduates interviewed are residents of the Coastal Region of Paraná State, or graduates who, after graduation, have remained in the region for a while. In this sense, the statements point to the importance of higher education at a Federal University in the region and the potential brought by this institution, related to the technological contribution, knowledge production and the dissemination of a more critical political culture in the face of regional challenges. 

___

O presente artigo tem como referência a realidade dos diplomados dos quatro primeiros cursos do Setor Litoral da UFPR, campus criado em 2005 através do processo de expansão das universidades brasileiras ocorrido na época. Os resultados do nosso estudo apontam para a compreensão da categoria inserção profissional como um processo multifacetário que envolve a obtenção de um emprego e de uma situação profissional e contratual, constituída e influenciada por uma série de outros elementos, como as características sociais, políticas e econômicas da região, as demandas do mercado de trabalho, as iniciativas de articulação das políticas de educação, juventude e trabalho, o acesso às instituições de Ensino Superior. Os egressos entrevistados são residentes do litoral Paranaense, ou diplomados que, após a formatura, permaneceram na região por um tempo. Nesse sentido, as falas apontam para a importância da formação em nível superior em uma Universidade Federal na região e as potencialidades trazidas por essa instituição, referente ao aporte tecnológico, à produção de conhecimento e à disseminação de uma cultura política mais crítica frente aos desafios regionais. 



Palavras-chave


Inserção Profissional; Educação Superior; Desenvolvimento Regional; Labor insertion; Higher Education; Regional development

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BBE – Bibliografia Brasileira de Educação / CIBEC/INEP / MEC

DIADORIM/IBICT – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras

SEER/IBICT – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas

SUMÁRIOS.ORG – Sumários de Revistas Brasileiras

EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Alemanha

IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación / Universidad Nacional Autónoma de México)

LATINDEX (UNAM) – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal

OEI – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura