FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES, CONTEXTO E CATEGORIAS | Teaching education for vocational education: conceptions, context and categories

Maria Rita Neto Sales Oliveira

Resumo


This text involves a synthesis of studies on teaching education for the area of vocational education, in Brazil. The main objective is to contribute to political-pedagogic projects which have social quality. In this way, it is discussed some conceptions – education, schooling, social quality in education, and teacher work –, the context of contemporaneity, and properties of that teaching education. Theoretical framework is based on studies on teaching education and on different analysis about characteristics of contemporaneity. At the end, it is proposed an agenda for constructing practices and policies for reaching social quality in teaching education.

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O texto envolve síntese de estudos na área da formação de professores para a educação profissional no Brasil, denominada Forprofep. Tem-se por finalidade contriibuir para a elaboração de projetos político-pedagógicos de qualidade social nessa área. Parte-se de concepções sobre educação, educação escolar, educação de qualidade social e trabalho docente, com base sobretudo em estudos que discutem aquela formação. Para contextualizá-la, abordam-se características da contemporaneidade, tal como tratada por diferentes análises centradas na pós-modernidade, na sociedade da informação ou na globalização. Com base nas discussões anteriores, o texto discute as propriedades da Forprofep, no Brasil. Conclui-se com uma agenda de trabalho que, na contramão das práticas e políticas vigentes, vai ao encontro da luta por uma Forprofep de qualidade social. 


Palavras-chave


Formação de Professores; Educação Profissional; Qualidade da Educação. Keywords: Teaching education; Vocational education, Quality in Education.

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