Editorial 26.1

Ailton Vitor Guimarães

Resumo


O golpe jurídico-midiático-parlamentar tem se revelado cada vez mais violento e sedento de destruição de tudo o que, pensávamos, havíamos conquistado de forma mais permanente. Na nossa última edição alertávamos para o fato de que este golpe, que ainda está em andamento, é “tão ou mais violento do que o de 64”, que ele “nos assassina em vida”, que “é necessário resistir, organizar forças e reconstruir o que [seus agentes de gestapo] destroem, retomar o rumo, reorganizar as forças democráticas, para além e apesar daqueles(as) que hoje ainda batem panelas”.

Silenciadas as panelas, talvez pelo horror do que ajudaram a fazer, mas também pela tolice e pela estupidez de não admitir o erro e somar forças para reverter a situação, o que resta ao país? Ou pior: silenciadas as panelas, porque satisfeitas na sua “fome”, reivindicada nas varandas gourmet e em cima de lajes desavisadas, restará algum país?

Quatro meses depois, parece que toda a conjuntura recrudesceu, que não há mais saída a não ser o fundo do poço (que nunca chega!), o açodamento das relações sociais e de tudo o mais que vai se somando na esteira de reformas administrativa, trabalhista, da previdência... que avançam nas mãos (ou bolsos?) de congressistas cuja estatura minúscula causa assombro, envergonha e, por vezes, dá náuseas. Enfim. Os rentistas, particularmente aqueles arquitetos das ações golpistas, agradecem [...]


Palavras-chave


Editorial; Golpe; Trabalho & Educação; Dossiê; Encarcerados

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BBE – Bibliografia Brasileira de Educação / CIBEC/INEP / MEC

DIADORIM/IBICT – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras

SEER/IBICT – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas

SUMÁRIOS.ORG – Sumários de Revistas Brasileiras

EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Alemanha

IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación / Universidad Nacional Autónoma de México)

LATINDEX (UNAM) – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal

OEI – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura