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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Revista Trabalho & Educação não cobra quaisquer tipos de taxas de submissão e/ou de publicação dos autores e os direitos autorais dos trabalhos publicados são cedidos para acesso livre, sendo que os autores permanecem com o direito de publicar em outros periódicos ou livros, reconhecida e indicada a autoria e a publicação inicial nesta revista.

A Revista Trabalho & Educação publica trabalhos originais que devem ser submetidos seguindo algumas orientações básicas e levando em conta, inicialmente, que devem ser inéditos e, preferencialmente, resultantes de pesquisa.

Na análise dos trabalhos submetidos à publicação na revista serão consideradas a sua inequívoca contribuição ao debate das problemáticas propostas e à produção do conhecimento no campo de pesquisa em Trabalho e Educação.

Ao submeter os trabalhos, os autores deverão indicar a seção para a qual estão submetendo, a saber: Artigos (Dossiê e demanda contínua), Resenhas, Resumos de Dissertações ou Teses e Entrevistas. As submissões na seção Artigos poderão ter, no máximo, 03 autores, sendo que, no mínimo, um dos autores deverá possuir o título de doutor.

Cabe destacar que, como parte do processo de submissão, os originais devem ser encaminhados, exclusivamente, por meio da página eletrônica da revista, na qual será preciso que o(a) autor(a) esteja cadastrado(a), o que pode ser feito aqui.

Uma vez realizada a submissão, a pertinência para publicação do trabalho apresentado será avaliada pelo Conselho Editorial e pelos Editores, no que diz respeito à adequação ao perfil, à linha editorial da revista e às suas normas de publicação, e por pareceristas ad hoc, no que diz respeito ao conteúdo, à qualidade e à relevância, dentre outros critérios.

As submissões deverão seguir as orientações abaixo especificadas.

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1º Passo

Cadastro do(a) autor(a) no sistema eletrônico da revista, caso não o tenha. Isso pode ser feito clicando em cadastro no menu localizado no topo da página. Caso já esteja cadastrado(a), basta acessar seu respectivo perfil e proceder à submissão.

2º Passo

Ao iniciar a submissão, devem ser indicados todos os dados de identificação de autoria nas telas que se sucedem.

Esses dados deverão ser, obrigatoriamente, digitados nos campos apropriados da página de cadastramento da submissão na revista, incluindo:

(a) nome completo do autor ou autores;

(b) endereço eletrônico válido para contato com a Revista e com leitores;

(c) breve descrição do currículo (resumo da biografia -- em torno de quatro linhas, indicando titulação/formação acadêmica e atuação profissional);

(d) filiação institucional.

Esses dados, obviamente, não devem constar do arquivo com o texto do artigo enviado para avaliação.

O autor deverá indicar, necessariamente, no campo Endereço Postal, durante o processo de submissão -- esse campo consta dos dados do seu respectivo perfil cadastrado na página da Revista --, um endereço físico para envio de correspondência impressa e um endereço eletrônico alternativo. Cada autor receberá, quando for o caso, pelo menos 01 (um) exemplar impresso, do número da Revista em que seu trabalho foi publicado.

A submissão eletrônica implica na aceitação de cinco condições e uma declaração de direitos autorais que deverão ser, estritamente, observados.

As opiniões expressas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade e os direitos autorais são cedidos à revista para fins de publicação impressa e eletrônica.

3º Passo

O autor deverá submeter, além do documento com o texto a ser avaliado, outro documento suplementar. Portanto, a submissão caracteriza-se com o envio de dois documentos separados: o texto do artigo (sem as indicações de autoria); e um documento suplementar de acordo com as seguintes instruções:

No início do texto do artigo indicar apenas os títulos (português e inglês), o resumo/abstract e as palavras-chaves/keywords, sem identificação de autoria, evitando-se ainda quaisquer dados que o possam fazer, direta ou indiretamente, ao longo do texto. Um modelo pré-configurado pode ser acessado e baixado aqui.

Ainda no texto do artigo, informar (de preferência, em nota de rodapé):

(i) se foi apresentado ou publicado, anteriormente, em encontros e/ou outros eventos científicos; 

(ii) se passou pela avaliação de Comitê de Ética em Pesquisa (COEP), quando for o caso; 

(iii) se tem financiamento de órgãos e/ou agências de fomento e quais são eles; 

(iv) se é resultante de pesquisa, indicando-a, expressamente.

 

No documento suplementar, indicar: 

(i) o título do trabalho e sua tradução, em inglês, centralizados e como seriam publicados; 

(ii) o(s) nome(s) completo(s) do autor, ou dos autores, tal como viriam no texto publicado (SOBRENOME, nome), abaixo dos títulos e alinhados(s) à direita; 

(iii) para cada autor, uma nota de rodapé informando, no mínimo, a titulação/formação acadêmica e a instituição à qual está vinculado, além do cargo que ocupa. Quando o trabalho for escrito por mais de um autor, é preciso ordená-los, com o autor principal em primeiro lugar. Caso seja adotado outro procedimento, explicitar a razão;

Pode-se acessar e baixar aqui um modelo pré-configurado para o doc suplementar de submissão.

 

As submissões fora das normas solicitadas para publicação atrasa e prejudica, sobremaneira, o processo de edição, e isso em relação à Revista e ao próprio autor. Por esse motivo, aquelas submissões que não estiverem de acordo com as normas aqui solicitadas serão recusadas.

Os autores deverão verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir, além de submeterem o texto observando o uso adequado da linguagem, o emprego de um estilo de redação claro e coerente na exposição das ideias. A realização de uma revisão prévia, ortográfica, gramatical e de normas, é de responsabilidade do(a) autor(a).


Orientações para a formatação dos trabalhos


1. Artigos (demanda contínua ou Dossiê)

1.1. Ser texto inédito;

1.2. Os artigos deverão ser encaminhados sem indicação de autoria e conter:

(i) Título em versalete (ou caixa alta), fonte Arial 12 pt, com o máximo de 100 caracteres, no idioma do artigo, e tradução do mesmo em itálico, logo abaixo, na língua inglesa, devendo expressar, de forma clara e precisa, o seu conteúdo geral;

(ii) Resumo em português (ou espanhol) e Abstract em inglês, digitados em espaço simples, fonte Arial, tamanho 10 pt, indicando os objetivos, o objeto, o quadro teórico considerado, o tipo de pesquisa/estudo realizado e as conclusões, com extensão entre 800 e 1500 caracteres, seguidos, respectivamente, de três palavras-chave e três keywords separadas por ponto;

1.3. O corpo do texto deverá ter a extensão mínima de 15 e máxima de 25 páginas, incluindo as referências bibliográficas (apenas as utilizadas no texto) e notas; deve ser digitado em páginas formato A4, margens 2,5 cm, utilizando-se fonte Arial, tamanho 12 pt, espaçamento 1,5, formatação de parágrafos sem recuo e enviado/apresentado em arquivo eletrônico editável com extensão .doc;

1.4. Alguns itens a serem observados na digitação dos textos:

(i) as aspas duplas devem ser utilizadas para citações, mas apenas nas diretas no corpo de texto - não usá-las em citações diretas em parágrafos recuados; e

(ii) itálico deve usado para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações;

1.5. Notas, citações e referências em geral deverão ser formatadas de acordo com as normas da ABNT (NBR6023) e as referências a autores no decorrer do texto deverão obedecer às seguintes formas:

(i) Autor (data) e/ou Autor (data, paginação); 

(ii) para autores ao final de parágrafos e de citações literais as formas (AUTOR, data) e (AUTOR, data, paginação), respectivamente, tal como pode ser verificado nos artigos publicados no último número da Revista, disponível online;

1.6.  As citações literais acima de três linhas devem ser formatadas em espaço simples, fonte Arial, tamanho 10 pt, parágrafo recuado e com a devida referência indicada ao final do mesmo, no formato (AUTOR, data, páginação) ou, caso o estilo de redação da(o) autor(a) permita, com a indicação prévia no corpo do texto no formato Autor (data, páginação);

1.7. Para a listagem de Referências, ao final dos textos, devem ser listadas apenas aquelas efetivamente utilizadas, digitadas em fonte Arial, 10 pt (também as notas de rodapé) e a indicação das obras utilizadas deve ser feita em negrito, tal como pode ser identificado nos artigos publicados no último número online. Alguns exemplos:

SILVA, Luís Inácio da. Título do capítulo utilizado. In: SILVA, José da. Título da obra de referência. Belo Horizonte: Editora, 2009. p.13-31.

SILVA, Marisa Létícia da. Título do livro em negrito. X ed. Belo Horizonte: Editora, 2010.

GENOÍNO, José. Título do artigo utilizado. Título do periódico de referência, Belo Horizonte, v.13, n.1, p.3-31, set./dez.2011. Disponível em <endereço eletrônico.do.periódico>. Acesso em: dia, mês, ano [ou mês.ano].

DIRCEU, José . Título. Subtítulo. Ano. [Número de folhas]. Tese [ou Dissertação] (Doutorado [ou Mestrado] em...). Nome da Faculdade, Nome da Universidade, local, ano da defesa.

1.8. Ilustrações, fotos, gráficos, desenhos, quadros, tabelas, etc. deverão restringir-se ao absolutamente necessário à clareza do texto e serem localizados o mais próximo possível do trecho em que são mencionados; todos esses elementos devem ser criados em preto e branco, não podendo ocupar mais do que 2/3 de uma página, além de numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte);

1.9. Um modelo/tutorial pré-configurado para o texto de submissão pode ser acessado e baixado aqui.

 

2. Os Resumos de Dissertações e Teses (e respectivas traduções em inglês ou francês ou espanhol) poderão ser submetidos em até um ano após a defesa. Devem vir acompanhados de suas respectivas palavras-chave e keywords e precedidos do título e respectiva tradução em língua inglesa, ter extensão máxima de 4 páginas, digitadas em formato A4, parágrafo único, fonte Arial, corpo 12, espaço simples e margens 2,5 cm, sem indicação de autoria e demais detalhes de identificação.

Para o documento suplementar da submissão de Resumo, pode ser baixado aqui.

 

3.  Resenhas

As resenhas destinam-se à descrição, ao exame e ao julgamento de obra recente (não mais que 1 ano depois do lançamento da última edição) relacionada à área de interesse do campo de pesquisa Trabalho e Educação.

Deverão ser elaboradas de modo impessoal, contendo posicionamento de ordem técnica diante do objeto de análise, seguidos de um resumo do conteúdo e possível demonstração de sua importância. Cada contribuição deverá seguir as mesmas especificações/orientações para os artigos (itens 1.1 a 1.9, acima) e situar-se entre 8 e 11 páginas.

Os textos deverão conter a referência bibliográfica completa no inicio; se for o caso, título no idioma original da resenha (português ou espanhol) e em inglês, nome e dados profissionais (instituição e titulação), bem como endereço eletrônico (e-mail).

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O Comitê Científico, o Conselho Editorial e os Editores se reservam o direito de sugerir alterações nos textos originais com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, contudo, o estilo e as posições dos autores, assim como realizarem pequenas alterações, visando à manutenção dos princípios de legibilidade e aceitabilidade da publicação. Da mesma forma, se reservam o direito de cancelar a publicação de artigos aprovados, cuja revisão final indique a necessidade de ajustes e estes não sejam realizados pelos autores no prazo determinado.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação em outra revista;

  2. Os dados referentes à autoria do trabalho submetido foram, devidamente, registrados no ato da submissão e não poderão ser alterados depois de iniciado o processo de avaliação, hipótese na qual a submissão será arquivada e devolvida;
  3. A identificação de autoria do trabalho foi removida do texto do artigo submetido, conforme instruções das Diretrizes para Autores, garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista para avaliação cega por pares;

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos normativos e bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e será recusado caso essas diretrizes não sejam seguidas;

  5. Os arquivos para submissão estão em formato editável, com extensão .doc ou compatíveis.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados à Revista Trabalho & Educação serão usados, exclusivamente, para efeito dos processos inerentes à sua publicação, não sendo disponibilizados, em hipótese alguma, para outras finalidades ou a terceiros.